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O que é Automação comercial e por que automatizar a sua loja?

O varejo vem mudando constantemente e para acompanhar estas mudanças, garantir a sobrevivência de um negócio e ainda se manter competitivo é necessário ser o mais eficiente e produtivo possível. Sendo assim, a automação comercial se torna peça fundamental neste processo.

A tecnologia vem mudando nossa rotina e nossas vidas completamente, seja em ambientes pessoais, mas principalmente em ambientes de negócios.

A velocidade com que novas informações, processos, modos de pensar e agir, relacionamento com clientes, formas de vender, canais de comunicação ou variedade e quantidade de produtos disponíveis mudam frequentemente dentro do varejo é absurda.

É desta forma, que o setor varejista vem se tornando muito mais inovador, se desenvolvendo cada vez mais e passando a ser muito mais competitivo. Exigindo que lojistas, comerciantes e gestores aumentem a produtividade de uma forma rápida e com menos investimentos e recursos.

Porém, quando se fala em produtividade no varejo, diversos fatores entram em cena, como um controle de estoque eficiente, gestão de metas de vendas, monitoramento dos indicadores financeiros, atendimento ao cliente com qualidade e de forma eficaz, adequação à Legislação Fiscal, além da gestão de pessoas são alguns dos fatores principais ligados a produtividade no varejo.

Como é possível ver, são fatores e setores totalmente diferentes, mas que exigem total atenção para o bom desempenho dos resultados da loja.

Portanto, sabendo que estas são ações essenciais para o desenvolvimento e competitividade de uma empresa, como ter acesso e conseguir se atentar a todas estas informações de forma integrada?

É a partir desta dúvida e da necessidade de acompanhar estas informações que a Automação Comercial se torna algo indispensável para o setor varejista. Geralmente a automação está diretamente ligada a um software de automação comercial que é o responsável por processar, administrar e interligar todas estas informações.

Porém, antes de falarmos sobre sistemas e como eles auxiliam em todos estes processos, vamos explicar um pouco mais sobre Automação Comercial e como ela participa e interliga todas estas etapas e como pode auxiliar na geração de bons resultados para o seu negócio.

 

O que é automação comercial?

Automatizar um determinado estabelecimento consiste na utilização de tecnologias para facilitar, agilizar e otimizar processos simples da rotina da loja. Visando assim, reduzir custos, despesas, erros e também tempo com métodos realizados de forma manual.

Imagine que receber o pagamento de uma venda, registrar este valor em uma planilha ou “caderninho”, baixar esta mercadoria no estoque e programar a reposição para este mesmo produto é um processo que exige muita atenção e disciplina para não haver erros, certo?! Agora imagine repetir todo este processo inúmeras vezes durante o dia, durante o mês e durante o ano? É um procedimento que exige muito tempo e que não permite erros, pois desta forma a loja e o lojista se perderiam totalmente em apenas uma destas inúmeras etapas.

Sem contar que cada um destes processos (de forma separada) já exigem dedicação total, seja de atenção ou tempo, pois dentro dos mesmos ainda existem outros processos como, por exemplo: conferência de caixa, inventário do estoque, gestão do fluxo de caixa, monitoramento das vendas, precificação de produtos e emissão de notas fiscais.

Portanto, este é o papel principal da Automação Comercial, facilitar todos estes processos, criando e gerenciando todas estas informações de forma segura (livre de erros), integrada, eficiente e reduzindo o tempo gasto dedicado a cada um destes procedimentos.

Desta forma, mudando toda a rotina e processos manuais dentro da loja. É a partir deste cenário que os sistemas para lojas ganham espaço.

 

Como os softwares de automação comercial auxiliam nestes processos?

Como vimos um estabelecimento comercial possui diversos processos essenciais para que possa funcionar e gerar resultados positivos.

Para que todas estas etapas sejam feitas de forma eficiente e interligada, aumentando assim a produtividade do seu negócio, o primeiro passo pode ser a utilização de um software de automação comercial, como o ConnectStore, software desenvolvido pela a ACSN.

A missão deste tipo de software é processar, armazenar e interligar as informações que são geradas no dia a dia de uma loja. E desta forma, auxiliar no cumprimento de obrigações fiscais, agilizar processos no ambiente comercial e gerar dados e informações estratégicas que “guiam” lojistas e gestores na tomada de decisões.

Mas afinal, quais informações são estas?

Já sabemos que automatizar uma empresa interliga diversos setores e tarefas da rotina de um estabelecimento, certo?! Dentro destas tarefas nós citamos o controle de estoque, o faturamento, as vendas, gestão financeira e adequação fiscal que são ações essenciais para a sobrevivência de qualquer empresa no setor varejista.

Sabendo disto, a partir de agora vamos detalhar como um software de automação comercial pode contribuir e gerar dados e informações relevantes em cada uma destas tarefas.

 

  1. Controle de estoque

Para qualquer estabelecimento varejista,o estoque é um dos setores principais, pois é onde está boa parte dos investimentos do negócio, além claro, de serem os responsáveis por gerarem vendas.

Este setor requer muita atenção e está ligado a vários processos e etapas diferentes, desde a entrada e saída de cada produto, reposição, inventário, níveis de segurança, precificação, valorização e giro do estoque. Estes são procedimentos e informações primordiais para o correto funcionamento do estabelecimento, sem que haja falta de produtos ou mercadorias paradas em excesso no estoque.

10 dicas para você na errar na gestão do seu estoque

Pense quanto tempo todas estas etapas podem consumir? E caso haja algum erro dentro deste processo, o quanto pode impactar negativamente a sua empresa?

 

As vantagens de um software de automação comercial no controle do Estoque

Com um software de automação comercial esse processo todo se torna continuo e interligado, onde toda e qualquer movimentação (entrada e saída) fica registrada automaticamente, apontamentos de quais produtos necessitam de reposição, indicadores de desempenho sobre as mercadorias mais vendidas ou níveis de segurança. De uma maneira segura, eficiente e muitas vezes com poucos cliques.

Pense que estas informações são muito importantes e sem elas um negócio encontrará muitas dificuldades para se organizar, dificultando assim o seu desenvolvimento e até sua sobrevivência.

 

  1. Controle de vendas

É muito comum que empresários acompanhem as vendas da empresa apenas para saber se haverá dinheiro em caixa no final do mês ou não, de fato isto não esta errado, afinal as vendas do dia a dia são a principal fonte de receita e lucro de uma loja.

Mas quando não há um controle exato e todo mês é uma incerteza, uma montanha russa, como programar seu negócio para isto?

3 indicadores essenciais para monitorar as vendas da sua loja

 

As vantagens de um software de automação comercial no controle das vendas

Através de um sistema de automação comercial o controle de vendas passa a ser mais efetivo e seguro para o lojista. Seja gerenciando o volume das vendas, gerando indicadores de desempenho ou simplesmente para emissão de notas fiscais.

Assim como no controle de estoque, as informações geradas através de um sistema para loja como este, são totalmente integradas tanto às notas fiscais, ao estoque e principalmente quanto ao armazenamento destas informações a fim de gerar relatórios. Neste ultimo caso, auxiliando o lojista na gestão do seu negócio.

 

  1. Gestão financeira

Administrar as finanças da empresa sem ter o conhecimento necessário ou ferramentas que auxiliem na gestão do negócio, pode ser uma tarefa impossível.

Entretanto, realizar a gestão financeira do negócio de forma eficiente com total atenção é algo essencial para competitividade e principalmente para a sobrevivência do estabelecimento.

Esta é uma tarefa que demanda um certo tempo, pessoal dedicado e que não permite erros, afinal os resultados alcançados pela loja estão dentro destes números. Contudo, se não houver organização neste processo sua gestão pode estar se guiando por informações erradas.

Post: 7 controles financeiros que não podem faltar no seu negócio

 

As vantagens de um software de automação comercial na Gestão Financeira

Já na gestão financeira os programas de automação comercial facilitam todas as etapas envolvidas, integrando as movimentações de estoque, as compras e as vendas realizadas na loja gerando assim relatórios muito mais precisos, o que otimiza o tempo e a organização do lojista.

Com relatórios e informações mais precisas a tomada de decisões se torna mais assertiva, facilitando no controle e previsões de faturamento da empresa.

Sem contar que, com as finanças da empresa controladas de forma eficiente sobrará tempo para se dedicar no desenvolvimento de outros setores da empresa.

 

  1. Adequação à legislação fiscal

A legislação fiscal e o sistema tributário brasileiro são um dos mais complexos do mundo. E para o lojista que não está atento as atualizações frequentes, estes podem ser fatores complicadores para o desenvolvimento da empresa.

Nos últimos anos diversas novas obrigatoriedades fiscais foram adotadas em nosso país, tais como: os cupons fiscais eletrônicos, a Lei de olho no imposto e a obrigatoriedade do Cest, por exemplo.

Esta são regras fiscais e tributárias que impactam diretamente no modo como um comerciante vende uma mercadoria, quando passou a ser obrigatório informar tributos, códigos referentes a substituição tributária além da transmissão eletrônica de documentos fiscais.

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As vantagens de um software de automação comercial na adequação fiscal da sua loja

Armazenar e informar todas estas informações, para quem não possui conhecimento específico, será algo praticamente impossível. Mas deixar de vender não é a melhor opção e muito menos ficar passível a multas e penalidades fiscais.

Por isto, softwares como o ConnectStore simplificam todo este processo, facilitando a emissão de documentos fiscais com uma tecnologia que permite informar todos os dados e informações tributárias obrigatórios na hora da venda. Mantendo assim, a loja adequada às atualizações da Legislação Fiscal e o foco dos lojistas voltado simplesmente para a gestão do negócio e principalmente na geração de lucros.

Além destes setores, existem inúmeras outras maneiras e tarefas que a utilização de um sistema pode simplificar na rotina de uma loja. Entretanto, as atividades e setores citados acima impactam diretamente todo e qualquer estabelecimento comercial.

O lojista que procurar desenvolver seu negócio e “maxificar” seus lucros ou simplesmente adequar sua loja à Legislação, hoje em dia, não pode deixar de contar com apoio de um software de automação comercial.

 

Simplifique sua rotina com o ConnectStore

Como vimos, gerenciar uma loja nem sempre é uma tarefa fácil. No dia a dia existem muitas tarefas e processos diferentes que necessitam estar interligados e exigem muita atenção.  Desta forma, conte com o ConnectStore, software de automação comercial desenvolvido pela ACSN,  nas tarefas principais da sua loja e torne sua rotina muito mais dinâmica e eficiente.

ConnectStore - software automação comercial

1 comentário em “O que é Automação comercial e por que automatizar a sua loja?

  1. Pingback: Automação comercial: Essencial para o seu negócio | Super Atualizado

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