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Conteúdos Vendas

O que é o ticket médio e por que acompanhá-lo de perto em sua loja?

Como você define as estratégias de vendas da sua loja? Descubra como o ticket médio pode ter um papel muito importante e ajudar com resultados da sua loja.

O varejo está mudando, frequentemente!

A cada dia este setor se torna mais acirrado, inovador e competitivo, exigindo que empresários e lojistas se adaptem e busquem melhorar os resultados de seus negócios de forma constante.

Desta maneira, se faz extremamente necessário que os números alcançados e o desempenho da sua empresa sejam acompanhados sempre de muito perto. Para assim torna-lo muito mais estratégico e competitivo perante o mercado em geral (clientes e concorrentes).

Quando falamos de números, estes podem ser os mais variados: performance das vendas, evolução do número de clientes, faturamento, taxa de conversão e o ticket médio.

Dentre estes indicadores um dos que mais se destacam é o ticket médio. Importante e muito utilizado no varejo este é um nome que você já deve ter ouvido algumas vezes, certo?! Mas você sabe o que de fato é este número ou como é utilizado em seu negócio?

3 indicadores essenciais para monitorar as vendas da sua loja

Neste post, vamos explicar um pouquinho mais sobre o ticket médio de vendas e como utiliza-lo no dia a dia da sua loja para identificar e buscar melhorar os resultados do seu negócio, além de torna-lo muito mais estratégico e competitivo.

O que é ticket médio de vendas?

 

O ticket médio de vendas é um indicador geralmente utilizado para calcular o valor médio que cada cliente compra (gasta) em sua loja.

Para simplificar, este cálculo é levado em consideração o valor total das vendas (receitas) de um determinado período, dividido pelo número total de clientes que compraram dentro deste mesmo período. O resultado final apresenta a quantia média que cada um destes consumidores gastou na sua loja.

 

ticket médio calculo

 

Em um exemplo simples, considere que o valor total das vendas da sua loja, durante um determinado mês, foi de R$25 mil e a quantidade de clientes que compraram durante este mês foi de 1000 consumidores. Logo, temos:

 

ticket médio resultado

 

Neste exemplo, o ticket médio da loja é de R$25,00 por cliente.

 

Perfeito, agora que nós já sabemos como identificar o valor do ticket médio do negócio, outra dúvida surge: como utilizar este valor?

 

Utilizando o ticket médio na sua loja

 

Este simples número pode nos trazer diversas informações, e através dele a elaboração de novas estratégias de vendas dentro da empresa se tornará uma rotina.

O valor do ticket médio da sua loja pode ser entendido de dois modos diferentes: em baixo ou alto. E cada um requer uma ação diferente:

 

Ticket médio das vendas considerado “baixo”

As estratégias devem ser voltadas aos controles, na redução de custos e na execução de um alto volume de vendas. Geralmente estas empresas trabalham em mercados com grande volume de consumidores.

Muitas vezes, é necessário realizar consideráveis investimentos em propaganda para massificar as vendas;

 

Ticket médio das vendas considerado “alto”

Neste caso as estratégias da empresa devem ser focadas para a criação e comercialização de produtos exclusivos, personalizados e o atendimento deverá acompanhar o alto nível que estes produtos ou serviços exigem.

Um valor médio das vendas considerado alto, permite investimentos em ações de marketing direcionadas no relacionamento com um nicho de mercado específico.

Aumente o ticket médio do seu negócio

 

Já abordamos anteriormente aqui em nosso blog que estratégias para atrair novos clientes para dentro da loja em muitos casos se tornam trabalhosas e podem exigir maior investimento em comparação a fidelização de clientes.

Esta estratégia também pode ser aplicada para o ticket médio da sua loja. Entretanto, não significa que você deverá aumentar os preços de seus produtos para que seu ticket médio aumente também.

A seguir, veja dois exemplos em como aumentar o ticket médio da sua loja sem a necessidade de alterar os preços praticados.

 

1º Crie ações promocionais para produtos complementares

Ofereça descontos para produtos complementares ou relacionados ao que seu consumidor está comprando. Desta forma, seu cliente irá perceber que existe maior vantagem em aproveitar esta promoção ao invés de comprar o produto separadamente.

Sem contar, que isto auxiliará no giro do seu estoque, tendo em vista que esta pode ser uma mercadoria que não teria saída se fosse vendida separadamente.

Este pode ser um ótimo jeito de gerar mais vendas e aumentar o seu ticket médio.

 

2º Premie os clientes que mais compram

Procure valorizar os clientes que mais compram na sua loja, para que se sintam valorizados e se motivem a continuar comprando.

É possível criar alguns planos de premiação para estes clientes, tais como:

  • abertura de crediário com melhores condições de pagamento;
  • oferta de cartão próprio da loja (com vantagens e descontos especiais ou ofertas exclusivas);
  • cupons de descontos;
  • sorteio de descontos ou ofertas específicas.

Ao criar planos como estes, com regras de premiação, seus habituais clientes se motivarão a consumir cada vez mais para aproveitar ofertas e promoções exclusivas, além de manterem um relacionamento próximo e frequente com a sua loja.

Existem inúmeras estratégias para aumentar o ticket médio de uma loja, algumas mais simples outras mais complexas para se implantar. Entretanto, fica claro que o importante é fazer com que um mesmo cliente consuma cada vez mais.

Porém, aumentar este indicador não representa apenas ter mais faturamento ou lucratividade para o negócio. O aumento deste valor pode ajudar e muito no crescimento da sua loja tendo em vista os investimentos que poderão ser feitos em propaganda, estrutura e pessoal.

Desta forma, é muito importante estar de olho neste indicador para que sua loja se mantenha competitiva e passe a ser mais estratégica.

 

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