giro do estoque
Conteúdos Estoque

Como evitar prejuízos em sua loja utilizando o Giro do Estoque

Acompanhar o controle de estoque de formar eficiente pode evitar prejuízos às vendas, finanças e compras da sua loja. Conheça um indicador que pode contribuir neste processo todo, o Giro de Estoque.

Você dá a devida importância que o estoque da sua loja merece?

Sabe dizer o porquê determinada mercadoria está armazenada ou quando foi armazenada?

Falta de informações como estas podem acarretar inúmeros problemas para um negócio, dentre os principais estão: prejuízo às finanças da loja, queda nas vendas e até mesmo insatisfação dos clientes.

Você deve estar se perguntando, como a falta de uma boa gestão de estoque pode gerar todos estes problemas, certo?!

Pois bem, não realizar o gerenciamento ou acompanhar as movimentações de entradas e saídas de forma eficiente pode gerar um desequilibro total na empresa, conforme os dois exemplos abaixo:

Nível baixo de reposição:

Quando a reposição de produtos(equilíbrio entre vendas realizadas e compras de mercadorias) é baixa, pode ocorrer falta de produtos, gerando assim insatisfação entre os seus clientes e prejudicar as vendas.

 

Alto volume de reposição:

Repor o estoque muitas vezes durante o ano também merece atenção. Neste caso, a reposição pode não acompanhar a evolução de vendas, o que pode manter o local de armazenagem lotado, havendo assim perdas, capital de giro parado (investido nas mercadorias) e produtos sem saídas.

Os dois exemplos acima podem gerar prejuízo às vendas e consequentemente as finanças da empresa.

10 dicas para você na errar na gestão do seu estoque

Muitas destas situações acontecem pelo não monitoramento dos históricos de vendas (que podem conter informações importantíssimas que auxiliam na reposição de mercadorias de forma estratégica) e também pelo não acompanhamento das movimentações de entradas e saídas de mercadorias.

Neste segundo caso, acompanhar os movimentos e desempenho faz total diferença nos resultados de vendas e financeiros da sua loja. É neste ponto que o cálculo de giro de estoque estabelece sua importância.

Entretanto, o que é este cálculo e como ele pode auxiliar na rotina da sua loja?

 

O que é o Giro do Estoque

O Giro do Estoque é um importante indicador que apresenta quantas vezes o estoque de uma empresa foi vendido e reposto (girou) durante um determinado período, este índice também pode demonstrar o tempo médio que uma determinada mercadoria permanece estocada até a sua respectiva venda.

O monitoramento deste giro pode trazer diferentes informações para sua gestão.

Um baixo giro, por exemplo, pode indicar excesso de mercadorias, baixo retorno sobre o investimento, baixa agressividade nas vendas e até reposição insuficiente de mercadorias.

Este indicador poderá ser utilizado e analisado em diferentes períodos durante o ano, entretanto é comum utilizá-lo anualmente onde todas as informações de volume de vendas e custos de todos os produtos vendidos estão disponíveis.

3 indicadores essenciais para monitorar as vendas da sua loja

 

As vantagens de utilizar este controle de estoque

Agora que já sabemos o que de fato é este giro, precisamos entender como utilizá-lo nas rotinas do negócio.

Um estoque com um número baixo de giros (menor que 1) pode sinalizar que ao final de cada período produtos que não foram vendidos sobraram nas prateleiras e no armazenamento.

Já estoque com um número alto de giros (maior que 1) significa que todas as mercadorias foram renovadas.

Vale lembrar que este é um indicador que poderá ser utilizado em diversos tipos de estoques com diferentes tipos de mercadoria.

Abaixo citamos algumas vantagens em utilizar o cálculo de giro do estoque na rotina do seu negócio:

 

1ª Evitar estoque parado

Identificar a quantidade de giros, para quem trabalha com produtos perecíveis ou sazonais é fundamental, pois evita que mercadorias sejam perdidas, passem do prazo de validade ou se desatualizem em seu mercado de atuação com o passar do tempo, não permitindo que um alto volume de mercadorias permaneça em depósito.

 

2ª Redução de gastos

Outra vantagem da realização de um controle de estoque eficiente através deste indicador é a possibilidade de otimizar a gestão financeira da sua loja.

Post: 7 controles financeiros que não podem faltar no seu negócio

Organizando a reposição de mercadorias conforme a demanda de seus clientes, sem gerar gastos desnecessários com compras e consequentemente aliviando o caixa.

 

3ª Melhor gestão do capital de giro

Partindo da linha de redução de gastos e organização com relação às compras da empresa, uma gestão eficiente de armazenamento também permite melhores resultados com relação à lucratividade e capital de giro.

Um negócio que reduz seus custos com estoque colhe melhores resultados com relação ao capital de giro.

Desta forma, é possível reverter estes valores para outros tipos de produtos e mercadorias, sendo assim possível aumentar o mix de produtos ou realizar novos e melhores investimentos na loja.

Avaliar indicadores como o giro do estoque pode trazer benefícios não apenas para o estoque da sua loja diretamente, mas auxiliar em outras áreas como as finanças e as vendas, o que consequentemente torna sua empresa muito mais organizada, estratégica e competitiva perante seus concorrentes.

Gostou deste post? Então não deixe de curtir nossa fan page! Assim você se manterá atualizado sempre que  um novo conteúdo for postado.

 

Relatório de Giro de Estoque no ConnectStore

Administrar todas as movimentações do estoque da loja nem sempre é uma tarefa simples, por este motivo você pode contar com o ConnectStore para facilitar todo este processo. Tenha todas as informações de compras, vendas, cadastro de produtos, documentos fiscais e indicadores de desempenho de forma integrada. Simplificando assim, a principais rotinas da sua loja.

Sem-título-2Clique no banner para acessar nosso site e conhecer o ConnectStore:

0 comentário em “Como evitar prejuízos em sua loja utilizando o Giro do Estoque

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s