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4 maneiras de premiar e valorizar os clientes fiéis da sua loja!

Atrair novos clientes está cada vez mais trabalhoso, então a saída para continuar vendendo pode ser investir no relacionamento com seus atuais consumidores. Conheça 4 maneiras de premiar e valorizar os clientes fiéis da sua loja!

Conquistar novos clientes está cada vez mais difícil. Questões econômicas e mercados altamente concorridos são as principais razões pelas quais esta se tornando mais trabalhoso trazer novos consumidores até a sua loja a cada dia.

Como falamos no post, 5 passos para fidelizar os clientes da sua loja, realizar investimentos visando atingir novos clientes pode, no fim das contas, se tornar até mais custoso em comparação a utilizar estratégias de relacionamento com os seus clientes habituais.

Sendo assim, estratégias para se relacionar melhor com consumidores começam a ganhar cada vez mais espaço.

É extremamente importante manter estas pessoas sempre em contato com seu estabelecimento, sempre se relacionando com sua marca e claro sempre consumindo seus produtos e mercadorias.

Manter estes clientes por perto é necessário, pois devido a facilidade de acesso a informação que todos nós possuímos hoje em dia, ficou muito mais fácil procurar, encontrar e comprar (de forma simples) através da internet, onde existem muito mais opções de compra e sem a necessidade de sair de casa.

Sem contar que nós, potenciais consumidores, somos “bombardeados” constantemente por anúncios e promoções na rede mundial de computadores.

Portanto, a ideia de se premiar os clientes que escolheram comprar do seu negócio e valorizar a relação da sua marca com estes mesmos, pode se tornar um grande diferencial para que a sua marca continue competitiva e evoluindo nas vendas.

Como divulgar a sua loja

Pensando assim, no post de hoje vamos apresentar 4 maneiras para premiar e valorizar os clientes mais fies da sua loja e assim fidealizá-los.

 

1º Disponibilizar crediário é uma excelente alternativa

Facilite as compras de seus clientes, muitas pessoas não possuem cartões de crédito, e disponibilizar crediário para estes consumidores pode ser uma excelente alternativa para que este mesmo continue sempre comprando e também se relacionando com a sua marca constantemente.

Ofertar crediário pode incentivar as compras por impulso (aquelas promoções que o cliente não pode perder, e não vai pois têm crédito na loja), e também fazer com que este cliente retorne e assim ser impactado por novas ofertas e mercadorias em promoção sempre que voltar a loja.

Porém, muita atenção a duas questões:

1ª Não ofereça crediário a todo e qualquer cliente, pois desta forma, esta ação deixará de ser uma estratégia de fidelização (aos clientes mais fiéis);

2ª Vale ressaltar que esta ação também exige um gerenciamento de concessão de crediário de uma forma muito eficiente para que as finanças do seu negócio não saiam do controle.

 

2º Lembre-se do seu cliente em datas comemorativas

Nada como ser tratado de uma forma especial no dia do nosso aniversário, certo?! Já pensou que com o seu cliente também pode acontecer o mesmo, e ele também gosta de se sentir especial e lembrado em datas como estas?

Pois bem, você também pode utilizar este tipo de situação para aumentar suas vendas e também se relacionar melhor com seus consumidores.

Procure enviar mensagens (email, SMS, whatsapp) a seus clientes em datas comemorativas. Aproveite este dia especial e valorize esta relação com descontos especiais ou exclusivos para este consumidor. Além de se sentir valorizado, este cliente irá criar um relacionamento mais próximo com a sua marca.

Para utilizar esta estratégia de forma eficaz, um simples cadastro de clientes pode ajudar, confira neste post aqui, como criar um cadastro de clientes efetivo e capaz de tornar positivos e mais estratégicos os resultados da sua loja.

Post: Cadastro de clientes

 

3º Cartão próprio da sua loja       

Uma outra forma de premiar os seus clientes mais fiéis é oferecendo um cartão próprio da sua loja. Cartões como estes podem ser menos burocráticos e exigentes para os consumidores em comparação aos cartões de crédito tradicionais (com relação a juros e limite de renda), sem contar que você lojista pode oferecer condições especiais para pagamento e parcelamento de fatura.

Geralmente estes cartões são encontrados em grandes redes varejistas, mas micro, pequenos e médios estabelecimentos comerciais também podem oferecer o seu próprio cartão.

Oferecer um cartão próprio, além de fidelizar seus clientes com condições e pagamentos facilitados, também pode auxiliar e muito na compreensão do perfil dos seus clientes e suas principais necessidades.

Dados e informações (diante das movimentações de compra) podem gerar importantes indicadores para a gestão do seu negócio.

3 indicadores essenciais para monitorar as vendas da sua loja

 

4º Ofereça serviços complementares (convênios e parcerias)

Vale lembrar que sua marca e o relacionamento com seus clientes devem ser o foco para este processo. Desta forma, valorize ainda mais esta relação com os seus consumidores mais fiéis oferecendo serviços complementares, pelo fato dele ser um cliente especial e mantenha-o sempre “interligado” a sua marca.

Desta maneira, procure também estabelecer parcerias com outros estabelecimentos e oferecer serviços e ofertas exclusivas a este consumidor tão especial.

Alguns exemplos de parcerias/convênios que você pode estabelecer na sua loja e oferecer aos seus clientes:

  • Serviços de saúde (farmácias, consultas médicas etc);
  • Descontos em educação;
  • Desconto em outros estabelecimentos (diferentes setores);
  • Ofertas exclusivas em supermercados parceiros;

 

Iniciativas como estas além de premiar e fortalecer o relacionamento entre sua loja e seu cliente, podem também atrair novos consumidores para seu estabelecimento, tendo em vista que este convênio também poderá valer para as empresas parceiras do seu negócio.

Caso em seu estabelecimento você opte pela utilização do cartão próprio da loja, este poderá ser o mecanismo que irá garantir o livre acesso de seus consumidores a este clube de promoções, descontos e serviços vantajosos.

 

Oferecer benefícios e exclusividades são estratégias que tornam o relacionamento entre sua marca e seus consumidores mais estreito além de criar uma maneira de se relacionar melhor e chamar a atenção e atrair um cliente que está sendo “bombardeado” com novas promoções e descontos.

É claro que todos os clientes da sua loja merecem um excelente atendimento, mas tenha muita atenção e carinho com os mais fiéis.

Valorizar ou premiar aqueles que mais compram, pode trazer benefícios não apenas para este consumidor, mas para o seu negócio também. Estabelecer um tipo de relacionamento forte e próximo com os clientes habituais da sua loja, pode se tornar a saída para manter sua loja competitiva e em constante desenvolvimento em um mercado tão concorrido.

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