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5 passos muito simples para fidelizar os clientes da sua loja

Com o mercado cada vez mais competitivo a saída para continuar vendendo é buscar fidelizar os clientes atuais da sua loja. Porém, como fazer isto de uma forma estratégica e que gere resultados?

Talvez você prefira ouvir este artigo, experimente no player abaixo:

O setor varejista está cada vez mais competitivo. A concorrência é tão intensa que conseguir novos clientes está se tornando uma tarefa mais difícil.

É através destas dificuldades que a possibilidade de vender mais para um mesmo cliente ganha cada vez mais força. Com esta disputa acirrada, a fidelização de clientes pode ser a saída para que seu negócio sobreviva e consiga se desenvolver em seu mercado de atuação.

Com diversas opções de compra, os consumidores passaram a optar por empresas que oferecem diferentes experiências durante todo o processo de venda de uma mercadoria (pré e pós-venda), levando em consideração, além da qualidade dos produtos e do atendimento, também o relacionamento.

Por falar em experiências, diversos clientes procuram compartilhar suas experiências, sejam boas ou ruins, com pessoas próximas ou até mesmo através das redes sociais. Neste caso, deixando a imagem da sua empresa mais forte ou desvalorizada dependendo da experiência que este consumidor teve ao se relacionar com o seu negócio.

 

Para completar, é necessário saber que investir no relacionamento com os habituais clientes que procuram a sua empresa, pode custar muito menos do que realizar investimentos visando atrair novos clientes.

Neste post vamos dar algumas dicas de quais estratégias fazer e quais não fazer para conseguir fidelizar os clientes da sua loja e aumentar as vendas do seu negócio.

3 indicadores essenciais para monitorar as vendas da sua loja

 

Fatores negativos que atrapalham uma boa experiência

Entretanto, você pode estar se perguntando como proporcionar uma excelente experiência para seus consumidores?

Fica muito difícil especificar exemplos de experiências a serem proporcionadas, pois cada mercado e setor possui suas características, exigências e perfil de consumidor.

Entretanto, é comum entre diversos mercados, que alguns fatores atrapalhem no relacionamento, na experiência e na fidelização de clientes, o que impacta negativamente na hora de realizar as vendas.

Os principais fatores que mais frustram os clientes são:

 

1º O não cumprimento de promessas ou acordos

Entregas de mercadorias fora do prazo ou com a qualidade abaixo do que foi divulgado;

 

 2º Falta de informações

Mal preparo dos vendedores, falta de informação ou conhecimento por parte de quem está vendendo o produto.

 

3º Pouco ou nenhum relacionamento (pós-venda)

Pesquisa de satisfação ou simplesmente entrar em contato para saber o que o cliente achou do que comprou ou se possui alguma dúvida.

 

4º Má utilização dos canais de comunicação

Não atender ou não oferecer ao cliente diferentes canais para que ele possa se comunicar com a sua loja.

Empresário frustrado por não conseguir fidelizar os clientes

 

Muitos lojistas relutam em realizar um pós-venda ou se relacionar com os clientes, pois muitos acreditam que através desta estratégia abrem brechas para cancelamentos ou reclamações.

Porém, vale muito a pena utilizar esta estratégia, pois este é um excelente meio de encantar ainda mais o consumidor, entender as suas necessidades e claro fidelizá-lo aos seus produtos e a sua marca.

 

Porém, o que fazer para fidelizar os clientes?

Agora que já está claro as vantagens e os resultados que o relacionamento com os clientes pode trazer e o que não deve ser feito na sua loja para que os clientes sumam, chegou a hora de falarmos sobre fidelização.

Para que o processo de fidelização e relacionamento com os clientes aconteça e traga resultados é necessário que se torne um procedimento contínuo e que também dependerá de diversas outras atividades interligadas.

Através destas atividades podemos citar 5 estratégias que você pode aplicar na sua loja e que farão com que entenda melhor quem são os seus clientes, atenda às suas reais necessidades e claro fidelizá-los.

 

1ª Conheça o seu cliente

Antes de sair fazendo qualquer tipo de anúncio ou oferecendo qualquer tipo de mercadoria, buscando impactar os seus clientes. Procure conhecer quem são eles de fato.

Mas como assim conhecer? Já parou para pensar o porquê seus clientes compram na sua loja ou o que os incentiva a procurar sua empresa ou consumir suas mercadorias?

Estas perguntas são extremamente importantes para que você possa criar anúncios mais atrativos ou vender produtos mais estratégicos que de fato irão atrair o público que você deseja, ou seja, seus clientes.

Uma ferramenta que pode ajudar e muito neste processo é o Cadastro de Clientes. Com ele você pode reunir informações essenciais dos seus atuais consumidores que poderão auxiliar em suas vendas.

Neste outro artigo você pode encontrar algumas dicas de como criar um cadastro de clientes efetivo e algumas outras estratégias para aplica-lo no dia a dia da sua loja.

Post: Cadastro de clientes

 

2ª Amplie sua comunicação com o consumidor

Além das vendas no balcão ou divulgações apenas no ponto de venda, procure manter e se comunicar com estes clientes através de outros canais de comunicação.

Agora que você já tem o Cadastro de seus clientes você sabe qual é o melhor meio e a forma de se comunicar com esta pessoa. Utilize as redes sociais, e-mail marketing ou outro canal de comunicação mais segmentado para atingir e manter este cliente informado sobre suas promoções e novidades.

Com isto sua loja não estará focando apenas em trazer novos clientes e sim em fazer com que os habituais continuem consumindo seus produtos e sua marca.

Mas vale ressaltar, a partir do momento que se utiliza determinado canal de comunicação, como SMS, WhatsApp, redes sociais ou e-mail este também se torna um meio para que seus clientes tirem suas dúvidas e entrem em contato com sua empresa.

Como divulgar a sua loja

Caso isto aconteça, será algo muito positivo pois é uma forma direta de se relacionar melhor com seus consumidores e claro, sua marca irá aparecer cada vez mais.

3ª Disponibilize serviços complementares

Como falamos acima, os clientes atualmente estão procurando se relacionar com as marcas e as empresas as quais eles compram. Desta forma, não pense apenas que sua loja vende determinado produto e pronto, acabou!

Procure estabelecer um relacionamento continuo mantendo este cliente sempre por perto trazendo ele de volta continuamente, seja comprando suas mercadorias ou utilizando seus serviços.

Alguns exemplos de serviços complementares as suas vendas que podem ser oferecidos em seu estabelecimento:

  • Experimentação de produtos;
  • Delivery;
  • Consertos com custos adicionais ou não;
  • Envio de dicas para melhor utilizar um determinado produto;
  • Um simples contato para medir a satisfação ou opinião.

4ª Premie os clientes que mais compram

Procure valorizar os clientes que mais compram da sua loja, para que se sintam valorizados e se motivem a continuar comprando.

É possível criar alguns planos de premiação para estes clientes, tais como:

  • abertura de crediário com melhores condições de pagamento;
  • oferecimento de cartão próprio da loja (com vantagens e descontos especiais ou ofertas exclusivas);
  • cupons de descontos;
  • sorteio de descontos ou ofertas específicas.

Ao criar planos como estes, com regras de premiação, seus habituais clientes se motivarão a consumir cada vez mais para aproveitar ofertas e promoções exclusivas, além de manterem um relacionamento próximo e frequente com a sua loja.

5ª Aprimore o seu atendimento, sempre!

Dentre estas estratégias, podemos dizer que uma das principais é o atendimento. Isto por que o atendimento pode se tornar um diferencial e algo único para sua marca.

Os clientes sempre voltam quando são bem atendidos, sendo assim é necessário entender qual é a forma ideal para atender os clientes da sua loja.

Quais informações eles precisam, que tipo de atendimento necessitam (mais ágil ou com mais conteúdo)? Assim sendo, procure refletir como o seu cliente gostaria de ser atendido, procure se colocar no lugar de quem está comprando.

Desta forma, treine sua equipe de vendas para que um atendimento de qualidade possa ser oferecido, afinal um bom atendimento é essencial para fechar com “chave de ouro” e tornar continuo o processo de fidelização de clientes.

 

No setor de varejo podem existir inúmeras outras estratégias para fidelização de clientes, entretanto o importante é começar a praticar. Seja treinando sua equipe ou oferecendo benefícios e vantagens aos seus consumidores, não se esqueça que seus clientes estão buscando novas experiências.

Você já possui algum plano ou estratégia de fidelização de clientes em sua loja? Se sim, não deixe de compartilhar a sua ideia conosco nos comentários.

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