Conteúdos Planejamento

Planejamento, é o que está faltando para a sua empresa se desenvolver!

Atingir metas, objetivos e desenvolver um negócio nem sempre é uma tarefa fácil e se torna impossível quando não há planejamento. Mas todos estes resultados podem ser alcançados quando se planeja, organiza, controla e corrige suas estratégias.

4 passos que todo empreendedor deve seguir para alcançar resultados positivos no seu negócio, através do planejamento estratégico.

 

Talvez você prefira ouvir este artigo, experimente no player abaixo:

 

Muitos micro e pequenos empresários sabem o quanto pode ser difícil alcançar resultados positivos nos dias de hoje, quem dirá fazer com que a empresa cresça. Isto se deve a fase de instabilidade econômica que vivemos em nosso país e a mercados cada vez mais competitivos.

Mas ao mesmo tempo que enfrentamos estas dificuldades, nós precisamos continuar e de preferência sempre para frente, certo?!

Resultados positivos e desenvolvimento do negócio é o que todo empreendedor deseja conseguir para a sua empresa, porém o que todos perguntam é: como conseguir traçar e alcançar este caminho?

A resposta para esta pergunta fica impossível de se dar quando não há PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Sem um plano não há organização e muito menos controle, o que dificulta a gestão do negócio e consequentemente o alcance de novos e melhores resultados.

Quando se há planejamento as estratégias, metas, os controles e principalmente os objetivos são traçados mais facilmente, e é através desta estrutura de administração que o seu negócio poderá alcançar novos e melhores resultados.

Quando falamos de resultados eles podem ser os mais diversos possíveis como por exemplo: aumento nas vendas, aumento no faturamento, um negócio mais lucrativo, mais rentável, aumento na carteira de clientes etc.

Como um simples planejamento estratégico pode fazer tanto pelo meu negócio?

 

Falando assim, pode parecer que planejar possa ser a solução para tudo, correto?! Mas é quase isto, o plano pode ser considerado como a base para tudo e ele é o primeiro passo para que bons resultados comecem a aparecer.

Antes de começar a mudar tudo dentro da empresa é importante e necessário saber que as mudanças começam com o próprio empresário, uma vez que resultados diferentes exigem atitudes diferentes.

E essas mudanças começam pelo próprio empreendedor. Planejamento Estratégico requer buscar novos conhecimentos, novas atitudes e saber reconhecer que não sabemos tudo, pois o conhecimento sobre a empresa e principalmente sobre o mercado deve ser sempre renovado.

E é deixando velhos hábitos e vícios de uma má gestão que o plano trará bons resultados e fará seu negócio se desenvolver.

 

 O que é planejamento estratégico?

 

Como falamos sobre novos conhecimentos vale a pena não deixar dúvidas sobre o que devemos considerar como planejamento estratégico:

Planejamento Estratégico pode ser considerado como um processo na gestão do seu negócio que permitirá: identificar a atual situação da empresa; criar estratégias e metas para melhorar ou sair de uma determinada situação; prever o futuro da sua empresa e também encontrar e ajustar falhas que estão atrapalhando os objetivos traçados.

Agora que já sabemos o que é e onde podemos chegar através dele é importante saber como se planejar.

 

1. Planejar para começar com o pé direito!

 

Onde estamos e onde queremos chegar? É o que devemos responder nesta etapa.

Qual será o objetivo que este plano ajudará alcançar ou qual a real necessidade do seu empreendimento neste momento: aumentar vendas, melhorar o faturamento, reduzir a inadimplência de clientes, melhorar o controle do estoque (por exemplo)?

Ao traçar seus objetivos o caminho a ser percorrido terá maior sentido além de auxiliar na criação de outras etapas do planejamento estratégico como as metas e as estratégias.

 

A criação de METAS é essencial

 

Agora que já identificamos o objetivo principal, devemos criar metas para que este destino não saia do foco. Suponhamos que seu objetivo principal seja aumentar as vendas da sua empresa, mas aumentar quanto, qual é o valor que deverá ser alcançado?

É por isto que as metas são importantes nesta etapa, pois são através delas que se estabelece os valores e os prazos para cumprir o objetivo principal, um passo de cada vez.

Quando for definir as metas, utilize como orientação a metodologia S.M.A.R.T, seguindo este conceito suas metas deverão ser:

  • S = Specific (Especificas, detalhando exatamente qual é a sua meta);
  • M = Mensurable (Mensuráveis, possível de medir, dimensionar, quantificar);
  • A = Attainable (Atingíveis, que seja possível de alcançar, realizável);
  • R = Relevant (Relevantes, importante, que mereça atenção e dedicação);
  • T = Time Based (Temporais, prazo definido, data limite).

 

Seguindo esta metodologia simples, é possível criar metas facilmente gerenciáveis.

Post: 5 fatores negativos que atrapalham suas metas de vendas

Metas quando são medidas e acompanhadas de perto tem uma maior efetividade no resultado final, além disto, conforme disse um dos maiores escritores, professores e consultores em Gestão de Negócios de toda a história, Peter Drucker: “O que pode ser medido pode ser melhorado! ”

 

Qual será a sua TÁTICA?

 

Perfeito, agora nós já temos nosso objetivo principal, os valores e os prazos para que tudo isto aconteça, porém o que faremos para alcança-los?

É neste momento que traçamos as estratégias as quais iremos utilizar.

Se queremos aumentar as vendas, o que faremos para que isto aconteça? Iremos divulgar, baixar preço ou treinar a equipe, por exemplo?

Quando planejamos nossas estratégias, estamos determinando quais atitudes teremos que tomar para alcançar os objetivos do negócio.

2. Chegou a hora de organizar o planejamento!

 

Após planejar cuidadosamente as estratégias para sua empresa, chegou a hora de organizar e colocar estas ações em prática.

Quem serão os colaboradores que realizarão estas tarefas e quais são os recursos necessários para executar estas tarefas?

Organizar estas atribuições contribui para o cumprimento dos prazos e consequentemente das metas.

Através desta organização é possível identificar treinamentos necessários para os colaboradores, além da definição de quais indicadores devem ser observados ao longo da execução do projeto.

 

Indicadores Chave de Desempenho (KPIS)

 

A organização também permite que alguns indicadores sejam estabelecidos para monitorar o desenvolvimento deste plano.

Organizar estes indicadores permitirá compreender ainda mais quais caminhos deverão ser seguidos e focados para continuar no caminho traçado planejado.

Um pouco mais a frente falaremos sobre como utilizar e monitorar estes indicadores.

Muitos empreendedores pulam ou não dão muita atenção a esta etapa de organização. Entretanto, acabam não percebendo que a desorganização afeta negativamente nos objetivos da empresa.

 

3. Controle, para identificar brechas!

 

Agora que nosso Plano Estratégico está organizado e em andamento, é necessário monitorar o desempenho destas ações. Este controle irá comparar os resultados alcançados com as metas estabelecidas anteriormente.

Ao analisar os números alcançados ou não, torna-se possível realizar ajustes e melhorias durante o caminho para o objetivo traçado. É por isto que é importante definir metas e principalmente controlá-las, correções poderão ser feitas para que o seu objetivo continue em foco.

Como explicamos anteriormente, para que seja possível controlar o seu plano é necessário a criação de Indicadores de Desempenho (KPIs). Estes indicadores são extremamente importantes e irão medir os números alcançados pelo seu negócio tendo como base o seu objetivo.

Por este motivo que é muito importante defini-los logo no início, pois serão eles que apresentarão se sua empresa está indo de encontro ao objetivo traçado.

Se o objetivo do seu negócio é aumentar as vendas, por exemplo, os KPIS que poderão ser utilizados são:

 

  • Volume de vendas (número total de vendas durante um período);
  • Ticket Médio ou Valor médio (valor total vendido ÷ quantidade de vendas realizadas);
  • Taxa de conversão (nº de clientes que compraram ÷ nº de clientes que procuraram sua empresa).

 

Você pode saber mais sobre estes indicadores e como utilizá-los em seu negócio, clicando neste post aqui.

 3 indicadores essenciais para monitorar as vendas da sua loja

 

Quando estes indicadores são utilizados é possível acompanhar como acontece o processo de vendas na sua empresa, os motivos para as vendas estarem indo bem ou mal e também quais ações ou estratégias podem ser ajustadas para que o seu planejamento estratégico volte ao caminho traçado.

 

4. Última etapa do seu planejamento, a correção!

 

O seu plano começou e você controlou todas as etapas, mas por algum motivo (até este momento) suas metas não foram atingidas, o que pode atrapalhar o seu objetivo final. O que fazer? Desistir, jogar tudo para o alto e esquecer o planejamento?

Não, esta não é a melhor opção.

Ficar a todo momento mudando de planejamento não irá resolver nada, planejar exige adaptações e melhorias continuas e será sempre assim.

A última etapa será realizada constantemente, e são as correções. Através destes ajustes muitas etapas do plano serão melhoradas e desenvolvidas e isto no final contribuirá para o alcance do objetivo principal.

Quando essas ações corretivas forem realizadas e os resultados positivos vierem é a hora de planejar novas e diferentes estratégias que impactarão outras áreas do seu negócio e deverão seguir este mesmo ciclo: Planejar, Agir e Organizar, Controlar e Corrigir.

 

Adotar o planejamento estratégico para desenvolver as ações principais do seu negócio vai muito mais além do que apenas determinar onde se quer chegar. Deve se levar em consideração os processos necessários para se chegar, quando chegar e o que é necessário se corrigir para chegar em resultados positivos.

Todos estes processos podem não ser muito simples, mas são extremamente importantes e necessários para um negócio.

Infelizmente muitos empreendedores não dão o devido valor que este planejamento merece e é exatamente esta atitude que atrapalha o desenvolvimento, o alcance dos objetivos e até a sobrevivência do empreendimento.

Planejar, organizar, controlar e corrigir as estratégias é a base para todas as ações que envolvem o seu negócio, e deve ser uma rotina adotada constantemente novos e melhores resultados serão alcançados com maior frequência.

 

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