Rapaz perdido com o Fluxo de Caixa
Conteúdos Finanças Gestão

Fluxo de caixa: ferramenta essencial à sobrevivência da sua empresa!

Inúmeras empresas fecham suas portas todos os anos. Isto se deve a diversos motivos, mas dentre os principais está a falta de conhecimento ou habilidade na gestão do negócio. Desta forma, como uma ferramenta tão simples quanto um Fluxo de Caixa pode se tornar essencial na gestão e sobrevivência de uma empresa?

Deixe de se sentir perdido com suas finanças, descubra como uma ferramenta simples (como o Fluxo de caixa) pode se tornar fundamental para a gestão do seu negócio.

 

Talvez você prefira ouvir este artigo, experimente no player abaixo!

Como andam as finanças da sua empresa?

Se a sua resposta foi “está muito bem” ou “está péssima”, logo surge uma outra pergunta: Por qual motivo? Se nesta segunda pergunta a sua resposta for “não sei” aí encontramos um problema a ser corrigido ou um ponto a ser melhorado em sua empresa.

Aí você pode nos perguntar: por que é obrigatório ter esta resposta?

As finanças de uma empresa traduzem muito como o seu negócio está sendo gerido. Se a sua empresa está tendo bons ou maus resultados uma grande probabilidade de encontrar o motivo pelo qual isto está acontecendo pode ser identificado no financeiro.

Desta forma, pode parecer que a gestão financeira é a resposta para tudo? Não é bem desta forma, mas o financeiro da empresa fica encarregado de abastecer todos os outros setores e tem um papel muito importante em quase todas as ações realizadas em uma empresa, portanto se o seu financeiro não está “afiado” ou bem controlado, emperra o desenvolvimento da empresa trazendo incertezas para você empresário ao realizar novos investimentos ou no acumulo de dívidas, quando o caixa estiver negativo.

 

O que fazer para não ter incertezas ou acumular dívidas?

 

Fluxo de caixa, é a palavra chave para responder esta pergunta.  Esta ferramenta permite organizar e gerenciar de forma correta todas as movimentações financeiras que ocorreram ou que ainda vão acontecer no seu negócio dentro de um período de dias, semanas, meses e até anos.

De forma mais simples, o Fluxo de caixa registra todos os movimentos de entrada e saída de dinheiro no caixa da empresa. O que torna muito mais fácil prever se haverá dinheiro em caixa ou não futuramente para que seja possível realizar novos investimentos de forma segura ou simplesmente ter a certeza que conseguirá realizar o pagamento de contas.

Banner 7 razões fluxo de caixa

A importância de um simples Fluxo de Caixa

 

Entretanto, o Fluxo de caixa não é apenas um caderno, uma planilha no Excel ou um software de gestão cheio de números, o Fluxo de Caixa pode ter um papel fundamental na sobrevivência, mas principalmente no desenvolvimento de uma empresa.

No meio destes números todos se encontram informações que podem gerar conhecimentos valiosos para auxiliar você empreendedor na gestão do seu negócio, tais como:

 

Entender como as finanças da sua empresa funcionam

Este Fluxo permite ao empresário enxergar e entender como geralmente funciona o ciclo financeiro de movimentação de caixa (entrada e saída), sendo assim se torna possível planejar de uma forma mais segura como, por exemplo, quando e como repor seu estoque, para realizar novos investimentos ou simplesmente programar os vencimentos das obrigações (contas) da empresa para que o caixa não fique negativo.

 

Controle financeiro da empresa

Como uma de suas principais funcionalidades o Fluxo de caixa contribui no gerenciamento de gastos da empresa, com este controle é possível identificar facilmente gastos desnecessários que podem estar sufocando as finanças do seu negócio e assim sendo, obter uma maior liquidez no caixa da empresa ao final do mês ou do ano.

 

Gastar o dinheiro que não tem ou terá

Com o Fluxo de caixa é possível prever quase todas as movimentações futuras no caixa de uma empresa, estes movimentos podem assegurar quando realmente é possível realizar novos investimentos ou efetuar compras sem sacrificar o caixa da empresa e consequentemente desenvolver seu negócio de uma forma muito mais rápida. Sem contar que parcelamentos ou financiamentos serão ajustados ao caixa da empresa.

 

Tome decisões mais estratégicas

Como vimos, o Fluxo de caixa pode ser uma grande fonte de informação para um empreendedor, a empresa que utiliza esta ferramenta como apoio para a tomada de decisões acaba correndo menos riscos e tomando decisões mais eficazes, ou seja, com maior probabilidade de trazer resultados positivos para a empresa.

 

Gerar outros indicadores

O Fluxo de caixa pode ser um primeiro passo para quem deseja melhorar a gestão financeira de uma empresa, e realmente é, pois é através desta ferramenta que outras informações importantes para o seu negócio podem surgir. Sem este controle fica impossível enxergar outras importantes informações para o seu negócio como, por exemplo:

 

  • O ponto de equilíbrio: o quanto será necessário vender em média mensalmente para igualar os seus gastos com as suas receitas (entradas).

 

  • Preço de venda: o preço de venda correto a ser aplicado em cada produto para que a empresa pague seus custos e despesas e ainda gere lucro no final do período.

 

  • Lucratividade: este indicador apresenta o percentual de ganho que a empresa gera ou gerou através de suas vendas, após a dedução de impostos, devoluções, abatimentos, despesas e custos.

 

Custos e despesas

 

Torne o Planejamento Financeiro possível

Por fim, o Fluxo de caixa trará mais organização para sua empresa e permitirá planejar as ações que serão tomadas nos próximos períodos. Com os históricos de movimentação de caixa em mãos será possível realizar previsões, e assim ajustar e manter seu negócio competitivo mesmo em períodos de crise ou variações sazonais que podem reduzir as suas vendas.

 

Como montar um Fluxo de caixa?

 

É incrível como uma única ferramenta pode gerar tantas informações e conhecimentos que servirão de apoio para a gestão de uma empresa, mas para que um Fluxo de caixa realmente gere resultados, não basta apenas jogar estes números em um papel, planilha ou software e esperar a mágica acontecer.

Antes de mais nada é importante organizar as informações que estarão contidas em seu Fluxo de Caixa, isto facilitará na identificação dos movimentos do caixa, e claro no fornecimento das informações que a gestão do seu negócio precisa.

Organize as informações do seu Fluxo de caixa da seguinte maneira:

 

Entradas

Você pode organizar suas entradas por tipos de produtos ou por meios de pagamentos (dinheiro, cartão de débito, de crédito, cheque etc.) por exemplo. Desta forma é possível identificar quais produtos estão tendo maiores ou menores saídas. Já através do meio de pagamento, é possível identificar qual a forma mais utilizada e ainda organizar seu caixa para entradas futuras, como cartão de crédito ou cheques pré-datados, por exemplo.

 

Saídas

Já para os movimentos de saída a melhor opção é determinar por categorias, de uma forma detalhada, todas as movimentações diárias de sua empresa, tais como:

  • Pagamentos para fornecedores;
  • Folha salarial;
  • Aluguel;
  • Publicidade e propaganda;
  • Retiradas;
  • Impostos;

 

Este controle detalhado fará com que seja possível identificar facilmente o destino das finanças da empresa, ou seja, se está se gastando mais ou menos com determinado custo ou despesa.

A seguir você pode observar um exemplo bem simples, de como o seu Fluxo de Caixa poderá ser desenvolvido, seja em um caderno, planilha ou software:

 

Exemplo de Fluxo de Caixa

 

 

Total entradas: o valor total de todas as entradas em cada dia.

Total saídas: o valor total de todas as saídas em cada dia.

Controle diário: Subtraía as entradas pelos valores das saídas e tenha ao final do dia o resultado de quanto sobrou no caixa da empresa.

Saldo inicial: Este é o valor que se iniciará no caixa no dia seguinte, após subtrair os valores de saída dos valores que entraram no caixa no dia anterior.

Total:  é possível organizar e identificar o quanto foi vendido de cada produto e o quanto está sendo gasto em cada custo ou despesa.

Total de saídas e entradas: será possível prever se ao final do mês o caixa está positivo ou negativo.

 

Por que fazer um Fluxo de caixa?

 

Além de ser muito simples de se realizar vimos também que um Fluxo de Caixa pode trazer inúmeras vantagens para um negócio, mas a principal delas é fornecer informações concretas a um empreendedor na gestão financeira do seu negócio.

Esta ferramenta pode ser um divisor de águas em sua administração e o primeiro passo para uma gestão eficiente. Infelizmente, muitas empresas fecham suas portas todos os anos, isto se deve a diversos motivos e dentre os principais está a falta de conhecimento ou habilidades na gestão do negócio.

Ferramentas como o Fluxo de Caixa podem ser essenciais e contribuírem para a sobrevivência e desenvolvimento de uma empresa. Se neste caso você se sente meio perdido com as informações e dados que envolvem a administração do seu negócio ou não consegue prever o que será da sua empresa no curto, médio ou longo prazo, vale a pena tentar implantar esta ferramenta.

Gostou destes post? Então não deixe de curtir nossa fan page! Assim você se manterá atualizado sempre que  um novo conteúdo for postado.

 

Sua gestão muito mais eficiente com o ConnectStore!

Sempre que precisar tomar decisões, você pode utilizar a grande galeria de relatórios do ConnectStore para obter informações atualizadas e confiáveis de toda a loja.

PrintClique no banner para acessar nosso site.

0 comentário em “Fluxo de caixa: ferramenta essencial à sobrevivência da sua empresa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s