Conteúdos Finanças

Controles financeiros: o que você deve saber antes de iniciar um negócio próprio!

Realizar o controle financeiro é um dos processos mais importantes para o desempenho de uma empresa. Desta forma, o que um potencial micro e pequeno empresário precisa saber para alcançar excelentes resultados através destes controles financeiros?

O segredo para um micro ou pequeno negócio alcançar resultados positivos pode ser descoberto exatamente nos controles financeiros

Talvez você prefira ouvir este artigo! Experimente no player abaixo!

A ideia de se abrir um negócio está cercada de dúvidas e desafios que geralmente estão ligados ao desenvolvimento e sobrevivência deste empreendimento. Muitos destes empreendedores acabam enfrentando diversas dificuldades em fazer com que seu negócio “ganhe folego” e em seguida alavanque seus resultados.

Parte destas dificuldades se devem aos diversos mercados extremamente competitivos, o que atrapalha o desenvolvimento de um negócio. Desta forma, é exigido de um empreendedor uma certa habilidade e conhecimento na administração do seu negócio, e é exatamente neste ponto que muito novos empresários acabam pecando. Muitos por pensarem em ser algo desnecessário (não entendendo a importância de se executar uma boa gestão) ou por achar difícil de se realizar, principalmente quando falamos da parte financeira do negócio.

As finanças de uma empresa estão entre as partes principais de um negócio e por isso muitas vezes merece uma dedicação especial de qualquer empreendedor, tendo em vista que ela é responsável por contribuir com outros setores dentro da empresa como, por exemplo: Compras, Comercial, Marketing, Estoque etc. sem contar que é através das finanças do negócio que novos investimentos poderão ser feitos para o desenvolvimento do empreendimento. É por este motivo que executar uma boa gestão financeira pode ser o divisor de águas para o desenvolvimento e para o sucesso de um empreendimento.

cta - planejamento

Mas o que eu devo fazer para controlar as finanças da minha futura empresa?

Agora que nós já sabemos que controlar as finanças de um negócio é extremamente importante, principalmente para sua sobrevivência, também se faz necessário saber o que deve ser controlado e qual é a melhor forma de realizar esta gestão.

Muitos empreendedores acompanham as finanças do seu negócio simplesmente para saber se existe dinheiro na conta bancária para pagar as contas, entretanto este simples monitoramento faz com que muitos empresários percam o real controle do negócio.

Controlar apenas o dinheiro que existe em conta não é suficiente para entender como o seu negócio anda e como ele atingiu estes resultados (principalmente quando o saldo está negativo), entretanto ter muitos controles em mãos sem nenhuma organização ou ferramenta que auxilie neste processo apenas irá atrapalhar e desmotivar quem necessita focar no desenvolvimento do negócio!

Desta forma, como saber quais controles são importantes e necessários para realizar a gestão do meu futuro negócio de uma forma eficiente? Para te auxiliar neste processo iremos citar 7 exemplos de controles que tanto podem ser essenciais quanto estratégicos para os objetivos do seu empreendimento:

Controle das vendas: acompanhamento das vendas diárias e do montante acumulado mensal de vendas, desta forma ao realizar estes controles diariamente é possível desenvolver ações para continuar ou voltar ao caminho das metas pretendidas, e fornecer dados para a Conferência de caixa e para o Fluxo de caixa, além de organizar os recebimentos financeiros entre à vista ou parcelamento.

Conferência de Caixa: a conferência de caixa tem por objetivo conferir e confrontar todas as movimentações financeiras de entrada e saída de dinheiro registradas no dia com o saldo atual existente no caixa. Este processo busca identificar possíveis erros ou diferenças no caixa.

Contas a receber: qual o valor total a receber dos clientes? E qual o valor que tenho a receber também nos próximos meses? Quais valores estão em atraso? Quais são os clientes inadimplentes?  O controle de contas a receber tem como objetivo principal responder estes tipos de questionamentos e organizar as finanças da empresa. Quando se tem este tipo de informação em mãos é possível ajustar o caixa e projetar investimentos para os próximos meses.

Custos e despesas (fixas e variáveis): nem tudo é custo em uma empresa, é muito importante saber organizar o que vem a ser custos, despesas fixas ou variáveis (para saber mais sobre as diferenças entre um e outro acesse nosso post: entenda os custos e despesas da sua empresa, de uma forma simples!). Entender estes pontos ajuda na organização ou criação de outros tipos de controles como, por exemplo: o ponto de equilíbrio da empresa, preço de venda e o Fluxo de caixa.

Custos e despesas

Fluxo de caixa: é uma importante ferramenta de gestão financeira que contribuí na tomada de decisões em uma empresa. Através deste Fluxo é possível criar uma projeção de todas as entradas e saídas de recursos financeiros programadas para um negócio em um determinado período de tempo, além de tornar possível a comparação de todas as entradas e saídas financeiras que aconteceram e que ainda ocorrerão (que estejam programadas) no caixa de uma empresa, podendo assim, realizar o levantamento dentro de um período de vários dias, de semanas, de meses e até de anos.

Rentabilidade: a rentabilidade do negócio é um importante indicador do desempenho de uma empresa. Este cálculo, de uma forma simples, tem por objetivo medir o potencial de retorno sobre o investimento que um determinado negócio possui, ou seja, se este negócio tem potencial para se pagar.

ROI: O Prazo de Retorno de Investimento é um indicador que apresenta o tempo necessário para que o empresário recupere o valor do seu investimento total, diferentemente do cálculo de rentabilidade que traz o valor de retorno sobre o investimento, este indicador nos apresenta a quantidade de anos e meses que um negócio levará para trazer retorno, comparado ao investimento total.

Como você pode ver, existem diversos tipos de controles financeiros que podem auxiliar na gestão de um negócio, alguns mais simples e outros mais complexos. Entretanto é muito importante saber duas coisas antes de fazer ou deixar de realizar qualquer controle:

Quais informações eu realmente preciso saber? ”

e

que controlar muitos indicadores simultaneamente pode fazer com que você alcance um “descontrole” ao invés de um “controle”.

Apesar das inúmeras informações e vantagens que estes controles podem trazer para a gestão de um negócio, muitos empresários não se dedicam a administrar as finanças da empresa de uma forma adequada. Esta má gestão traz inúmeras desvantagens para o negócio, o que atrapalha e muito o desenvolvimento e até a sobrevivência de um negócio. Dentre os principais impactos negativos, podemos citar:

Tomada de decisões através do “achismo”: sem ter estes dados e informações em mãos um gestor não enxerga como anda seu negócio e onde pode estar falhando. Sendo assim, todas as informações tomadas são baseadas no “achismo” e a probabilidade de o objetivo dar errado, é enorme.

As contas podem não fechar: a falta de uma gestão financeira eficiente pode fazer com que ao final do mês o caixa fique negativo. Isto se dá devido à falta de controle nos gastos da empresa, gerando falta de dinheiro no caixa e possível acumulo de dívidas.

Compras feitas sem planejamento: não saber o quanto e o que foi vendido gera incertezas na reposição do estoque, sendo assim as compras também serão feitas por impulso, o que gera excessos desnecessários de estoque, e como dizem, estoque parado é dinheiro parado.

Não encontrar onde está o erro: caixa negativo, dívidas ou achismo são fatores resultantes da falta de controle financeiro, isto exige ações corretivas. Mas como corrigir algo se não tenho como encontrar onde está o erro? Portanto, a primeira ação para uma gestão financeira eficiente e principalmente eficaz é começar a realizar estes controles financeiros.

Uma dica que vale ouro!

Ter controles financeiros faz a total diferença para um micro e pequeno negócio, porém uma gestão eficiente começa com uma simples atitude de cada empreendedor, e infelizmente ano após ano um determinado fator vem “quebrando” inúmeros negócios pelo Brasil. Muitos empresários fazem confusão na gestão financeira do negócio, misturando as finanças pessoais com as da empresa.

Mas como assim, a empresa não será minha?

Pois é, apesar do negócio ter um único dono ou mais, os lucros que a empresa alcança, são da empresa e não do empresário.

A empresa possui seus próprios gastos, como alugueis, salários, água, luz, telefone e internet, assim com uma pessoa comum. Se você empresário anexa os seus gastos (escola dos filhos ou saídas de finais de semana, como exemplo) ao da sua empresa, esta empresa terá muito mais gastos do que lucros, o que prejudicará seu desenvolvimento.

Então, como este negócio será rentável?

É muito importante determinar uma retirada fixa mensal ou como de fato é conhecido um “pró-labore”. Esta retirada será um salário assim como o valor que é pago aos seus funcionários.  Desta forma, será retirado da empresa o que realmente é possível ser pago, sem sacrifício ou prejuízos ao seu ao caixa e ao seu desenvolvimento. Conforme cada ano que a empresa for crescendo este valor de retirada poderá aumentar.

Mexer com números nunca é fácil, entretanto é extremamente necessário para a sobrevivência e desenvolvimento de um negócio O que mais importa neste caso é possuir ao menos um controle, por mais que ele seja simples.

 

Otimize as suas rotinas com o ConnectStore!

Torne as rotinas da sua loja muito mais fáceis e eficientes com o ConnectStore.  Através de uma interface agradável e intuitiva você poderá otimizar o dia a dia da sua empresa.

Acesse nosso site, clicando no banner!Print

0 comentário em “Controles financeiros: o que você deve saber antes de iniciar um negócio próprio!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s