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Verificando a Integridade dos dados | ConnectStore

A parte mais importante do ConnectStore é a sua base de dados. É nela que ficam gravados todas as informações obtidas durante a utilização do sistema e que servem de fonte para as consultas e análises que você precisa fazer para tomar as decisões estratégicas da sua empresa.

Além dessas informações administrativas que você utiliza para gerenciar a sua empresa, você também precisa armazenar as informações fiscais para que elas fiquem disponíveis sempre que o Fisco solicitar. O prazo para armazenamento desses dados fiscais é de pelo menos cinco anos.

Utilize as ferramentas de manutenção do sistema para manter a base de dados sem erros. Esse processo é muito importante e deve ser realizado com a maior frequência possível, de preferência todos os dias.

Por se tratar de uma operação de manutenção, o sistema não pode ser utilizado enquanto a manutenção é executada e, por isso, recomendamos que a manutenção seja feita antes de iniciar o dia ou ao final do dia após encerrar as atividades da loja.

Apesar da ferramenta de manutenção realizar um backup automático dos dados, esse processo é executado como parte do ciclo de manutenção da base de dados e não deve ser considerado como uma garantia de recuperação no caso de uma restauração do sistema por problemas no computador.

 

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Dessa forma, para ter um backup adequado e que possa ser restaurado, é necessário realizar uma cópia completa da pasta ACSN de seu computador sempre que possível e manter esse backup em um local seguro. Isso aumentará o nível de proteção que você terá dos seus dados por ter uma cópia em outro local.

Assim, caso seu computador seja roubado ou tenha um problema irrecuperável, a equipe técnica de suporte conseguirá restaurar o sistema através desse backup.

Outro benefício de realizar o backup de toda a pasta ACSN é que você, além de ter a base de dados e os aplicativos do sistema protegidos, também irá armazenar uma cópia dos XMLs referentes as Notas Fiscais e Cupons Fiscais eletrônicos emitidos pelo sistema.

A manutenção também garante uma limpeza das informações de sua base e faz uma reorganização dos dados o que pode gerar melhoria de performance em seu funcionamento. Outra função importante da manutenção é gerar um diagnóstico de integridade que pode ser útil se sua base de dados apresentar algum problema.

 

Verificando a integridade dos dados

A verificação de integridade disponível no processo de manutenção do sistema irá verificar se existem informações incompletas na base de dados como, por exemplo, uma venda sem itens, uma venda sem conta, uma conta sem parcelas, ou seja, lançamentos que não tenham sido registrados de forma íntegra. Isso pode ocorrer quando o processo de gravação das informações é interrompido por um desligamento ou travamento do computador.

Apesar da base de dados do sistema possuir uma grande quantidade de controles de segurança às vezes o desligamento impossibilita a gravação total dos dados gerando o erro de integridade.

 

verificando a integridade dos dados

 

Como a atividade mais comum e mais frequente da sua loja é a emissão de vendas a possibilidade de ocorrer essas divergências na gravação da venda é maior.

Ao realizar a manutenção do sistema, é feita uma verificação dessas possíveis anomalias na base de dados e, caso encontradas, é gerado um arquivo de diagnóstico que deve ser enviado a equipe de suporte da ACSN para uma análise.

Nossa equipe ao receber esse arquivo irá fazer um estudo desse diagnóstico para aplicar o ajuste mais adequado refazendo a integridade dos seus dados. Na maior parte dos casos essa correção pode ser feita de forma simples cruzando outros dados da base e gerando novamente as informações perdidas.

Contudo, existem casos mais graves que podem demandar um acompanhamento e aprovação por parte de um responsável da loja para auxiliar na recomposição desses dados.

Nessas situações será necessário a obtenção de um backup da sua base para a criação de um laudo dos problemas e das soluções propostas para a recuperação dessas informações.

Após finalizar essa parte da correção de integridade, será necessário realizar uma nova manutenção para verificar se todas as divergências encontradas no diagnóstico foram resolvidas.

A manutenção irá revisar o movimento e, tendo concluído a análise sem a ocorrência de erros, irá validar as quantidades dos produtos realizando um cálculo de todas as movimentações de entrada e saída de cada produto gerando um saldo que será comparado ao valor do campo “Quantidade” indicado no cadastro.

Caso existam produtos com a quantidade do sistema diferente desse saldo calculado, essa informação também será implementada em um novo diagnóstico para que esses produtos tenham sua quantidade ajustada com o movimento.

Quando isso ocorre você poderá optar pela quantidade que deseja manter como quantidade atual do produto escolhendo entre a quantidade atual do sistema e a quantidade calculada.

Se optar pela quantidade atual do sistema, será feito um lançamento automático de um movimento de entrada ou saída compensando a diferença. Se a quantidade calculada for escolhida, a mesma será atribuída automaticamente como quantidade do produto.

Não se preocupe em como fazer esse ajuste da quantidade, pois esse processo será sempre realizado pela nossa equipe de suporte. Você apenas terá que fazer a escolha da quantidade que deseja manter no cadastro do produto.

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