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Curva ABC: como utilizar na gestão do estoque e aumentar o faturamento da sua loja!

Quais são os produtos que possuem maior impacto ou são mais estratégicos para o faturamento da seu negócio? Descubra como otimizar a gestão do seu estoque e potencializar o faturamento da sua empresa com a Curva ABC.

(7 min. de leitura)

Quais são os produtos que possuem maior impacto ou são mais estratégicos para o faturamento da sua empresa?

Ter esta resposta, assim de primeira pode não ser possível, mas caso o contrário pode ser muito importante para a gestão do seu negócio.

Muitos empresários possuem estas respostas por intuição, de acordo com as movimentações que ocorrem eu seu estoque, quando há vendas ou necessidade de reposição. Através destas movimentações é possível enxergar “mais ou menos” os produtos que são mais vendidos ou aqueles que possuem baixo giro.

Porém, sabemos que não é possível fazer uma gestão “mais ou menos” de um negócio, pois uma gestão assim traz resultados “mais ou menos” bons ou ruins também!

Mas por que devo ter estas informações na ponta da língua? 

Através deste controle sua empresa se torna capaz de mapear novas estratégias de acordo com os itens mais importantes armazenados em seu estoque, ou seja, os produtos que tiveram maiores vendas, os que trazem maiores lucros e os que obtêm maior giro.

Este controle otimiza a utilização dos recursos financeiros da empresa, evitando desperdícios ao repor o estoque, reduzindo custos e gerando uma maior lucratividade para o negócio.

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Como faço este tipo de controle?

Um cálculo muito utilizado para se obter este tipo de informação é o método estatístico conhecido como Curva ABC. Este controle é muito utilizado por empresas em outros setores (além do estoque) e atividades dentro do negócio, como: ações de melhorias, gestão da produção, definição de estratégias mercadológicas e políticas de vendas.

 

O que é curva ABC?

Analise de Pareto, Curva de experiência ABC, Regra 80/20 ou simplesmente Curva ABC é um método estatístico de separação e classificação dos artigos armazenados de maiores e menores impactos e movimentações no estoque e consequentemente no faturamento da empresa.

A metodologia deste cálculo utiliza como base o Princípio de Pareto, conceito este criado ao final do século XVIII pelo economista Vilfredo Pareto, que através dos seus estudos observou que 80% da riqueza da Itália pertencia apenas 20% da população.

Uma prática comum de utilização da Curva ABC, é na gestão do estoque, que tem por objetivo realizar um controle preciso dos itens em estoque, além da redução de custos sem prejudicar as suas respectivas demandas.

A Curva ABC, classifica e separa estes itens de acordo com sua representatividade, através das 3 primeiras letras do alfabeto (a,b,c), onde se entende que o mais importante vem sempre em primeiro. Compreenda um pouco mais como funciona esta separação, no exemplo a seguir, onde uma determinada empresa utiliza a curva abc para identificar a representatividade de determinados itens para o seu faturamento:

 

Classificação A: são aqueles itens de maior importância (para o faturamento) condizendo com cerca de 70% de representatividade sobre as vendas. Para uma empresa que possui aproximadamente 100 itens, por exemplo, 70% deles merecem uma atenção especial, tendo em vista o potencial de retorno que podem trazer ao negócio.

 

Classificação B: são aqueles itens de importância intermediária, (para o faturamento) condizendo com 20% de representatividade sobre as vendas. Neste caso, para uma empresa que possui aproximadamente 100 itens, por exemplo, 20% deles merecem uma atenção intermediária, tendo em vista o médio retorno que podem trazer ao negócio.

 

Classificação C: são aqueles itens de menor importância (para o faturamento) condizendo abaixo de 10% de representatividade sobre as vendas. Seguindo o exemplo acima, para uma empresa que possui aproximadamente 100 itens, menos de 10% deles necessitam de uma atenção menor, tendo em vista o baixo retorno que podem trazer ao negócio.

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Mas como assim, merecem mais atenção?

Quando falamos que alguns itens merecem mais atenção do que outros, nos referimos ao nível de giro de estoque, custo individual, a margem, e a lucratividade que estes itens representam para sua empresa, desta forma os itens mais importantes (classificação A) sofrerão mais atenção, ou seja, são itens que não podem faltar em seu estoque ou que devem ser focados durante estratégias de marketing, tendo em vista o potencial de retorno ao negócio.

Muitas empresas, que possuem estoque físico, dão prioridade para trabalhar com itens com uma maior margem de lucratividade ou que também tenham um maior giro, é por este motivo que se dá a importância da aplicação da Curva ABC em diversos negócios.

Através deste método, é possível identificar e classificar estes itens o que consequentemente facilitará nos processos de reposição de estoque e também na logística interna.

É possível compreender que a Curva ABC tem como objetivo principal apresentar os itens mais importante para uma empresa, este cálculo pode variar de empresa para empresa, uma vez que a Curva ABC poderá ser utilizada, na gestão do estoque, para identificar produtos com uma maior margem, com um maior custo e principalmente com um maior giro de estoque, sem contar que este método não deve ser utilizado obrigatoriamente apenas na administração do estoque, mas também para gerenciar outras ações dentro da empresa.

 

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O ConnectStore também pode ajudar em sua Curva ABC

O relatório de Curva ABC no ConnectStore classifica os produtos vendidos em um período em três faixas (A, B e C) conforme representatividade do seu faturamento ou da quantidade vendida em relação ao total vendido no período.

Dessa forma é possível saber quais são os produtos mais e menos importantes de sua empresa uma vez que você poderá identificar aqueles que tem maior influência no resultado de suas vendas.

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2 comentários em “Curva ABC: como utilizar na gestão do estoque e aumentar o faturamento da sua loja!

  1. Patrícia Mortati

    A ACSN está de parabéns pela iniciativa dos boletins, pois muitos empresários desconhecem métodos simples de acompanhamento de seu negócio, mas que podem ser essenciais numa tomada de decisão!

    Curtido por 1 pessoa

    • Patrícia

      Agradecemos ao seu comentário e também por estar acompanhando nossos posts. Esta é exatamente a ideia central do nosso blog, auxiliar empreendedores e empresários a desenvolverem seus negócios através de métodos simples, mas que fazem total diferença nos resultados finais.

      Obrigado novamente.

      Curtir

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