Controles financeiros na loja
Conteúdos Finanças

7 controles financeiros que não podem faltar em sua loja!

Realizar a administração financeira de forma eficiente em uma empresa, contribui para que a tomada de decisões seja mais assertiva ao realizar novos investimentos, além de garantir a sobrevivência e também o desenvolvimento de um negócio, é possível ampliar os lucros sobre investimentos e gerar liquidez ao negócio.

(9 min. de leitura)

Administrar as finanças da empresa sem ter o conhecimento necessário ou ferramentas que auxiliem na gestão do negócio, pode ser uma tarefa impossível.

Além de trazer impactos negativos para o negócio faz com que alguns procedimentos necessários não sejam realizados, como os controles financeiros. Somada a esta dificuldade, também podemos acrescentar as outras tantas tarefas que o micro e pequeno empresário brasileiro deve realizar em sua empresa como, por exemplo: vendas, compras, divulgação, administração dos colaboradores etc.

Porém, um empreendedor deve estar ciente que os controles financeiros devem ser feitos antes de qualquer ação dentro do negócio, tendo em vista que outros setores e ações sempre irão depender do bom andamento das finanças da empresa.

Uma empresa que não possuí nenhum tipo de controle ou uma gestão financeira eficiente, corre o risco de não conseguir se desenvolver no futuro ou até não sobreviver no mercado em qual ela compete.

Realizar a administração financeira de forma eficiente em uma empresa, contribui para que a tomada de decisões seja mais assertiva, ao realizar novos investimentos, além de garantir a sobrevivência e também o desenvolvimento de um negócio, é possível ampliar os lucros sobre investimentos e gerar liquidez ao negócio.

Sendo assim, acompanhar a saúde financeira da empresa se torna fundamental para um negócio, a realização destes controles também permitirá ao empresário organizar as finanças da empresa além de ter em mãos dados mais seguros para se analisar, permitindo assim identificar o valor total vencidos e a vencer dos seus clientes, valores vencidos e a serem pagos pela empresa nos próximos meses e também o capital de giro disponível para realizar novos investimentos.

Havendo a necessidade, de uma gestão financeira eficiente através dos controles financeiros, nós da ACSN, listamos 7 controles financeiros que não podem faltar em sua empresa, para que você possa acompanhar detalhadamente as finanças e o desenvolvimento do seu negócio.

 

1 – Controle das vendas

Geralmente este é o tipo de controle financeiro mais realizado por qualquer empresário. É utilizado como indicador de desempenho da equipe de vendas e do negócio.

Este tipo de controle tem por finalidade o acompanhamento das vendas diárias e do montante acumulado mensal de vendas, desta forma ao realizar estes controles diariamente é possível desenvolver ações para continuar ou voltar ao caminho das metas pretendidas, além de fornecer dados para a Conferência de caixa e para o Fluxo de caixa, além de organizar os recebimentos financeiros entre à vista ou parcelamento.

 

2 – Conferência de caixa

Diferentemente do controle das vendas, a conferência de caixa tem por objetivo conferir e confrontar todas as movimentações financeiras de entrada e saída de dinheiro registradas no dia com o saldo atual existente no caixa. Este processo busca identificar possíveis erros ou diferenças no caixa. Para saber mais sobre conferência de caixa, acesse nosso post: “ Fechamento de caixa: por que e como fazer?”.

 

fechamento de caixa por que e como fazer

 

3 – Contas a receber

Qual o valor total a receber dos clientes? E qual o valor que tenho a receber também nos próximos meses? Quais valores estão em atraso? Quais são os clientes inadimplentes?  O controle de contas a receber tem como objetivo principal responder estes tipos de questionamentos, além de organizar as finanças da empresa.

Quando se tem este tipo de informação em mãos é possível ajustar o caixa e projetar investimentos para os próximos meses.

Além de organizar as finanças da empresa, com relação aos recebimentos, o contas a receber irá contribuir para o ajuste das finanças do negócio, de acordo com os recursos financeiros disponíveis em caixa.

Através dele é possível coordenar o Fluxo de caixa da empresa e a realização de novos investimentos de acordo com os recebíveis programados para os próximos períodos.

 

4 – Contas a pagar

O Contas a pagar é responsável por lançar e organizar as contas que a empresa deverá pagar nos próximos dias ou meses. Esta é uma prática pouco usual para empresários de alguns setores, pois geralmente pagam suas obrigações conforme disponibilidade do caixa.

Porém, organizar os valores a serem pagos possui diversos benefícios, tais como: prioriza os débitos a serem pagos em casos de caixa baixo e descontos em casos de pagamentos efetuados dentro do prazo.

 

5 – Controle das contas bancárias

Este controle tem por objetivo acompanhar as movimentações financeiras que ocorrem na conta da empresa, tais como: debito em conta, pagamentos de boletos, tarifas e juros bancários, cheque especial e contas lançadas, por exemplo.

Esta é uma prática comum e muito necessária no ambiente empresarial, pois é através destes meios que parte das finanças são movimentadas e transações monetárias realizadas.

Este acompanhamento é necessário para que seja possível verificar os saldos bancários evitando assim pagar taxas abusivas ou juros referentes a saldo negativo em conta. Estas informações também te auxiliarão na análise de possíveis diferenças entre os seus registros e o saldo apresentado.

 

6 – Gestão do estoque

É muito importante sempre estar a tento as movimentações que ocorrem no estoque da empresa, estes movimentos impactam diretamente nas finanças do negócio tendo em vista as compras e reposições necessárias ou os custos que envolvem a armazenagem de uma determinada matéria-prima ou mercadoria presente em seu estoque.

Este monitoramento trará diversas informações uteis para a gestão da empresa, tais como: classificação e quantificação de cada produto presente no estoque, determinar o período necessário para reposição de acordo com os níveis de segurança, identificação de artigos que estão parados e o cálculo do valor total presente em estoque.

 

7 – Fluxo de caixa

O Fluxo de caixa é uma importante ferramenta de gestão financeira que contribuí na tomada de decisões em uma empresa.

Através deste Fluxo é possível criar uma projeção de todas as entradas e saídas de recursos financeiros programadas para um negócio em um determinado período de tempo, além de tornar possível a comparação de todas as entradas e saídas financeiras que aconteceram e que ainda ocorrerão (que estejam programadas) no caixa de uma empresa, podendo assim, realizar o levantamento dentro de um período de vários dias, de semanas, de meses e até de anos.

Saiba mais sobre Fluxo de caixa, acessando este post.

Banner 7 razões fluxo de caixa

 

É fácil enxergar que uma gestão financeira eficiente não auxilia apenas nas finanças de um negócio, mas sim contribui para o desenvolvimento mas principalmente para o controle de outros setores como , por exemplo, Estoque e as vendas.

Pense que é quase impossível uma empresa atingir bons resultados sem estes dados e informações, ou pior, pode ser extramente prejudicial até para a sobrevivência de um negócio.

Controle as finanças da sua loja com o ConnectStore!

Sempre que precisar tomar decisões, você pode utilizar a grande galeria de relatórios do ConnectStore para obter informações atualizadas e confiáveis de toda a loja.

Connect Gestão 2

 

0 comentário em “7 controles financeiros que não podem faltar em sua loja!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s