Conteúdos

Desconto no pagamento à vista? Entenda esta Medida Provisória!

Pagar à vista ou com o cartão de crédito, para ter desconto? Entenda a Medida Provisória oficializada pela União, através do seu Diário Oficial, que legaliza as empresas comerciantes de bens e prestadoras de serviços a concederem descontos para os clientes que efetuarem pagamentos à vista em dinheiro.

Prevista no pacote que visa impulsionar a economia já a partir do final do ano de 2016, já está valendo desde o dia 27 de dezembro do mesmo ano, a medida que permite os comércios de bens e serviços de todo o país oferecerem descontos aos clientes que optarem por realizar o pagamento à vista através de dinheiro em espécie, ao invés de pagamentos realizados com cartão de crédito, parcelamentos ou cheques. Esta medida foi oficializada após publicação de Medida Provisória pela União através do seu Diário Oficial.

Esta medida tem como objetivos principais facilitar o ambiente de negócios e aquecer a economia nacional. Apesar de ser uma prática muito comum entre vários comércios espalhados pelo Brasil, ofertar descontos em compras à vista era algo proibido pela legislação e gerava problemas para os comerciantes com os órgãos fiscalizadores como o PROCON. Embora, o recebimento através do cartão de débito ou crédito gere a cobrança de taxas por parte de redes adquirentes ou agências bancárias, empresas estas responsáveis pelos equipamentos POS ou TEF (saiba mais sobre estes equipamentos em nosso post: TEF ou POS, qual é a melhor opção para o seu negócio?), outras inúmeras lojas também cobravam o mesmo valor nas compras feitas com pagamento à vista ou através do cartão de crédito por exemplo.

O atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, explicou que a proposta vai permitir que os comerciantes concedam descontos, por exemplo, para pagamentos à vista, algo que, segundo ele, já acontece atualmente, mesmo sendo proibido, de acordo com o Portal Gazeta Web, do G1.

De acordo com ministro, o Governo espera que esta medida favoreça o consumidor e movimente o varejo, além de aumentar a competição entre os diversos meios de pagamentos existentes. Porém, segundo especialistas, esta iniciativa terá pouca efetividade na melhoria do cenário econômico brasileiro atual, pois a utilização de cartões de crédito ou parcelamentos é um hábito comum entre os brasileiros que preferem esta forma de pagamento, mais simples e eficiente, do que utilizar ou carregar dinheiro em espécie. Já para estes mesmos especialistas esta medida favorece muito aos empresários uma vez que as vendas por meio de cartões de crédito, por exemplo, sofrem com aplicação de taxas na operação de venda, o que gera um custo maior para a empresa.

Esta medida até então, vem causando polêmica entre as entidades representantes do comércio e os órgãos de defesa do consumidor. O PROCON de São Paulo, por exemplo, defende que os descontos devam ser os mesmos tanto para quem paga através de dinheiro em espécie quando para quem paga com cartão, e que as taxas das administradoras não podem ser repassadas aos consumidores.

E você o que acha desta Medida? Deixe seu comentário abaixo!

2 comentários em “Desconto no pagamento à vista? Entenda esta Medida Provisória!

  1. Maria da Conceiçao

    Eu acho certíssimo,é melhor para o consumidor e para o logista também,eu sou sou consumidora quando vou pagar em especie eu peço desconto,na minha loja do mesmo jeito, dou sempre desconto para pagamento em especie

    Curtido por 1 pessoa

  2. ANTONIO RAMOS DOS SANTOS

    resta saber se na prática funcionará???!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s