Conteúdos Estoque

Os motivos para não deixar de fazer o cadastro de produtos da sua loja!

Compreenda a necessidade de realizar o cadastramento de produtos e qual importância deste procedimento para o seu negócio, através de 4 razões principais para realizar o cadastramento do estoque de sua empresa.

(8 min. de leitura)

 

Talvez você prefira ouvir este artigo! Experimente no player abaixo!

Algumas semanas atrás falamos da importância que o estoque representa para uma empresa, no post “10 dicas para não errar na gestão do seu estoque”, publicado recentemente. Neste post trouxemos algumas soluções e procedimentos a serem praticados para uma boa gestão do estoque de um micro e pequeno comércio ou indústria. Neste mesmo post também falamos sobre como a organização, controle e acompanhamento dos níveis de estoque podem facilitar a administração das finanças da empresa e das vendas de mercadorias, materiais e artigos existentes e armazenados em seu estoque.

A gestão eficiente de um estoque pode exigir a criação de alguns processos e adequações na rotina da empresa, tendo em vista a aplicação de várias etapas e procedimentos para que isto ocorra de forma eficaz. Levando em consideração estas etapas, podemos declarar que o cadastro de produtos seja uma destas etapas principais. O cadastro de produtos se resume as ações de separar, organizar (através de códigos, descrições e preços), em seu sistema de automação comercial, os produtos existentes e armazenados em seu estoque.

Esta ação de se cadastrar produtos, geralmente é realizada no momento em que os artigos e mercadorias já comprados chegam a empresa. As caixas e embalagens que compõem estes produtos geralmente são compostos por códigos de barras, o que facilita os lançamentos dos dados do produto ao sistema gerenciador de estoque da empresa. Este procedimento torna o cadastro de produtos eficiente e agiliza as operações de gestão de estoque.

Porém, se faz necessário outros procedimentos, além do lançamento destes materiais, para que o cadastro de produtos possa auxiliar no controle do estoque, um deles é a separação e organização do produto, entre categorias e subgrupos, o que irá auxiliar na identificação e controle dos produtos em estoque quando for necessário, bem como a adequação destes produtos aos percentuais de impostos devidos que deverão ser recolhidos obrigatoriamente pela a empresa sobre as vendas realizadas. Também podemos citar, como integrante destas etapas, de recebimento e cadastro de produtos, a adequação e reajustes de preços, gerando assim rentabilidade e lucratividade ao negócio de acordo com as movimentações do seu estoque.

O cadastro de produtos pode não ser uma tarefa tão simples como pensado, tendo em vista algumas tarefas necessárias e até obrigatórias, como a incidência de impostos, reajustes de preços e a organização do estoque. Neste caso procure contar com uma ferramenta que facilite e auxilie o cadastramento de produtos do seu estoque. O ConnectStore, é um sistema desenvolvido pela ACSN Brasil, que auxilia no gerenciamento das mercadorias, produtos e artigos armazenados em sua empresa. Além de contribuir para organização e separação destes materiais facilitando assim a gestão do seu estoque, auxilia na definição dos dados fiscais que que poderão ser usados na emissão dos documentos fiscais ao realizar uma venda.

Mesmo através destes pontos apresentados, se ainda não for possível compreender o porquê da necessidade de realizar o cadastramento de produtos e qual importância deste procedimento para o seu negócio, abaixo listaremos 4 razões principais para realizar este cadastro em sua empresa desde já, somado à isto os benefícios que este processo pode trazer para o desenvolvimento do seu negócio.

1 – Otimize seu tempo com o cadastro de produtos.

Através do cadastro de produtos é possível separar e organizar seu estoque através de códigos, categorias, descrição, unidade, preço de venda ou tipos de impostos pagos em cada produto. Esta separação otimizará o tempo gasto ao consultar uma mercadoria vendida ou no acompanhamento dos níveis de estoque disponíveis, esta analise auxiliará também na organização e localização das mercadorias em seu estoque, fazendo com que se ganhe tempo para demais atividades da empresa.

2 – Controle suas vendas de forma precisa! 

Uma das principais preocupações das empresas que trabalham com estoque, é que ele fique parado, isto infelizmente em muitos casos se gera custos e consequentemente prejuízos. E de fato, estoque parado significa também dinheiro parado.

Porém, como o cadastro de produtos pode contribuir para que o estoque não fique parado? É muito simples, através do cadastramento e acompanhamento dos movimentos de entrada e saída de produtos, é possível identificar os produtos que tiveram maiores e menores vendas durante um determinado período. Ao acompanhar estas movimentações a tomada de decisões ficará mais clara, pois é através destas informações que as próximas compras serão realizadas. Muitos vendedores ou representantes de grandes fabricantes oferecerem descontos imperdíveis, e este é um dos fatores geradores do estoque parado. Desta forma, uma vez que cadastro os produtos é realizado se torna possível identificar a movimentação de vendas facilmente, portanto a tomada de decisão na hora da compra se tornará mais assertiva

3 – Sua empresa livre de aplicações de multas e infrações.

No Brasil a Lei de Olho no imposto foi instaurada no ano de 2012 com objetivo de que as empresas informem aos seus consumidores o valor aproximado de tributos pagos ao realizar a compra de um determinado produto. Desde então, as empresas estão obrigadas a informar a carga tributária nos cupons e notas fiscais. Diversos produtos no Brasil possuem sua classificação fiscal específica, e tem como base o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), para saber mais sobre o que é NCM, acesse nosso post: O que é NCM? E qual sua importância?

Para cumprir a legislação será necessário embutir o NCM de cada produto. Para realizar o cadastramento destas classificações fiscais, será necessário consultar o site da Receita Federal ou realizar a importação de tabelas, como a do IBPT, que traz todas as informações necessárias para realizar a impressão dos tributos nos documentos fiscais em entendimento a legislação.

Esta tarefa é um pouco mais complicada, porém obrigatória, e exige um certo conhecimento fiscal e contábil por parte do operador. Portanto, durante este processo de classificação fiscal procure contar com o auxílio do seu contador e tenha um sistema, como o ConnectStore, que facilite na importação de regras e tabelas pré-definidas de NCM de produtos, isto otimizará seu tempo e possíveis erros serão reduzidos na hora de aplicar a classificação fiscal.

4 – Mantenha as informações do seu estoque atualizadas!

Através do cadastramento de produtos fica fácil identificar quais foram os produtos que tiveram baixa no estoque, tornando-se assim possível uma rápida reposição para não perder vendas, melhorando o giro do estoque e sua rentabilidade.

Estas informações são importantes para a rotina de uma loja. Com estas informações atualizadas a necessidade de reposição é percebida rapidamente, e com isto nenhuma venda é perdida, sem contar que o estoque girará uma vez que o cliente encontrará o produto que está procurando.

Otimize as suas rotinas com o ConnectStore!

Torne as rotinas da sua loja muito mais fáceis e eficientes com o ConnectStore. Através de uma interface agradável e intuitiva você poderá otimizar o dia a dia da sua empresa.

Acesse nosso site, clicando no banner!Print

2 comentários em “Os motivos para não deixar de fazer o cadastro de produtos da sua loja!

  1. Já sou cliente de vocês pela Infortron e deixei a seguinte sugestão lá quanto ao funcionário cadastrar produtos. Quando ele termina de cadastrar e grava deveria não poder mais alterar o produto. Só poderia com senha do supervisor ou proprietário. Por ele ter autorização de cadastrar fica aberto a todo momento para alterar,acho que depois que cadastrou não poderia mais mexer.Já percebi que ele grava, foi conferido ele mexe no preço vende e depois volta ao normal e até descobrir isso já perdemos muito.Acho uma falha no sistema. Continuo no aguardo. Obrigada.

    Curtir

    • Sandra, boa tarde.
      Obrigado pela sua participação em nosso Blog. Entendemos sua solicitação e de fato a lógica do sistema parte do princípio de que se um usuário tem permissão para cadastrar um produto, ou seja, gerar um novo cadastro inclusive colocando preço de venda, ele pode alterar o mesmo. Enviamos sua solicitação para análise do nosso departamento de desenvolvimento para que possam avaliar a viabilidade desse recurso ser incluído em versões futuras do sistema.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s