Homem errando na gestão do estoque
Conteúdos Estoque

10 dicas para você não errar no controle de seu estoque!

Para muitas empresas o estoque representa uma das partes mais importantes do negócio, sendo assim, exige muita atenção e a execução de uma boa gestão. Confira 10 dicas que tornarão a gestão do seu estoque mais eficiente.

Para muitas empresas (principalmente para grandes e pequenos comércios) o estoque representa uma das partes mais importantes do negócio, pois grande parte do capital social, do capital de giro e também uma boa parte de suas estruturas estão investidos e retratados através das mercadorias, dos materiais e artigos existentes e armazenados em seu estoque.

É exatamente por causa desta importância que se faz necessário a realização de uma excelente gestão do estoque. Quando falamos em gerir este setor estamos falando em acompanhar todas as movimentações que ela opera, desde os processos e fluxos de compra e venda de produtos, até mesmo sua organização e sua contabilização.

Alguns procedimentos e rotinas podem ser adotados para que a gestão e controle do seu estoque sejam realizados de uma forma eficiente, permitindo assim otimizar este setor, aproveitando bem o espaço disponível através de sua organização, a identificação de produtos de forma mais simplificada e a redução de possíveis erros e retrabalhos.

Estes procedimentos auxiliam qualquer empresário a melhorar a saúde financeira do seu negócio, uma vez que executar o controle e a gestão do estoque buscam exatamente a redução de custos.

Gestão do estoque e as finanças da empresa andam juntas.

O estoque e as finanças de um negócio estão interligados diretamente, pois é a partir da realização de uma boa gestão e controle, que se torna possível planejar as compras para repor o estoque, evitar compras excessivas (o que pode deixar grandes volumes de mercadorias paradas), além de buscar negociar descontos com fornecedores.

Post: 7 controles financeiros que não podem faltar no seu negócio

 

Portanto, custos e perdas poderão ser reduzidos e a margem de capital de giro ampliada permitindo a utilização destes recursos em outros setores da loja ou a realização de novos investimentos.

Desta forma, se faz necessário criar procedimentos e rotinas internas que otimizem esta gestão, dada a importância que o estoque representa para um negócio e otimizá-lo talvez não seja uma tarefa fácil, porém que deve ser realizada para que seus resultados melhorem desde já.

Neste post, nós falaremos sobre como os controles e a gestão do seu estoque podem ser melhorados através de 10 dicas. São elas:

 

1ª Registre todo e qualquer movimento

Registre todas as movimentações do seu estoque, todas as entradas (compras) e as saídas (vendas), procure cadastrar cada item, organizando por códigos ou descrições.

 

2ª Contabilize o inventário

Contabilize a quantidade de cada produto em estoque. Desta forma, será possível enxergar o valor financeiro investido no estoque e que está parado.

 

3ª Estabeleça controles periódicos

Analise a rotação e organização periodicamente. Estabeleça períodos para que esta verificação seja realizada. Portanto, se torna mais simples comparar seus controles ao seu estoque físico e assim identificar possíveis falhas.

 

Inventário de estoque por que e como fazer

 

4ª Escolha bem o estoquista

Conte com um profissional ou um time experiente, organizado e de confiança. Atento na realização das análises das movimentações, prazos e cadastros.

 

5ª Crie processos e rotinas

Estabeleça procedimentos e rotinas claras para atualizar suas movimentações de estoque, reduzindo assim possíveis falhas na gestão do seu estoque.

 

6ª Atenção aos perecíveis e sazonais

Não fique no prejuízo: atenção aos produtos perecíveis e sazonais (como alimentos e vestuários) que podem acumular em seu estoque. Crie calendários de promoções e também planeje a quantidade de suas compras.

 

7ª Estabeleça níveis de segurança

Determine níveis (quantidades) mínimas para cada produto do estoque. Evitando assim, perder ou atrasar vendas, realizar compras desnecessárias e podendo também reduzir o custo de armazenagem.

 

8ª Organização? Sempre!

Organize o estoque e o espaço físico de uma forma que a mercadoria seja encontrada facilmente. Não perca tempo tropeçando ou perdido no estoque.

 

9ª Planeje suas compras!

Observe as movimentações e sazonalidades do seu estoque para realizar suas compras. Não realize compras por impulso ou caia em “descontos imperdíveis”, realizar compras desta forma, pode deixar produtos acumulados e parados em seu estoque.

 

10ª Automatize seus controles de estoque

A melhor forma de organizar todos estes processos é através de um software de gestão, com este tipo de ferramenta será muito mais fácil enxergar falhas, controlar movimentações e tomar decisões, e consequentemente ganhar mais tempo para realizar a gestão do negócio.

 

É claro que existem inúmeros procedimentos e maneiras de melhorar os controles e a gestão do seu estoque. Entretanto, a partir do momento que processos simples (como estas 10 dicas) são implantados, seu estoque se tornará muito mais organizado e mais interligado as finanças do seu negócio, o que irá facilitar e otimizar as rotinas da sua loja.

 

Gostou deste post? Então não deixe de curtir nossa fan page! Assim você se manterá atualizado sempre que  um novo conteúdo for postado.

0 comentário em “10 dicas para você não errar no controle de seu estoque!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s