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7 atitudes para motivar sua equipe e melhorar seus resultados!

Relacionamento interpessoal pode ser uma das razões principais para que qualquer empresa atinja seus resultados. Para o empreendedor ou gestor que se pergunta: como motivar minha equipe? Pode se dizer, para este, que está no caminho certo, que este é um primeiro passo para que ele motive sua equipe e alcance seus resultados almejados. Entendendo que a motivação da equipe é um dos fatores principais para atingir os objetivos de uma empresa, nós da ACSN Brasil, através deste post, traremos 7 atitudes que qualquer gestor pode tomar para que consiga motivar sua equipe e desta forma atingir seus resultados.

Um dos principais desafios encontrados por empreendedores e gestores é fazer com que sua equipe consiga enxergar e atingir os objetivos gerais de uma empresa. Para que estes resultados sejam atingidos são desenvolvidos planejamentos, estipulasse metas, criam-se planos de ações e inúmeras ferramentas de gestão são utilizadas.

Apesar de todas estas ações muitas empresas encontram dificuldades em atingir o resultado almejado. Não podemos negar que o momento econômico vivido em nosso país atualmente é um fator que impacta diretamente neste processo. Porém, infelizmente, um aspecto que em muitos casos não é avaliado, e que também impacta diretamente na busca pelos resultados, é o fator motivação. E quando falamos de motivação não estamos tratando apenas do time de vendas, mas sim de todos os departamentos dentro de uma empresa, tendo em vista que todos eles estão interligados, desde o desenvolvimento, passando pelo setor de vendas, recursos humanos, faturamento e etc. O time como um todo deve estar em sintonia, e é esta sintonização que faz com que qualquer time alcance com muito mais facilidade os resultados e objetivos propostos pela empresa.

Entretanto, alcançar esta sintonia e conseguir motivar qualquer time, pode não ser um processo simples, porém é totalmente necessário para sobrevivência e desenvolvimento do seu negócio. Dentro deste processo se faz necessário relacionar a forma com que a empresa executa seus processos com cada pessoa que ali trabalha e cada pessoa geralmente possui seus valores individuais, suas crenças, seus conceitos e formas de trabalho diferentes umas das outras. Antigamente não se valorizava tanto a personalidade e as atitudes dos colaboradores, muitos gestores entendiam que simplesmente um bom salário, ou simplesmente o salário era um fator de motivação e que o importante era produzir. Com passar dos anos as empresas começaram a observar que as pessoas são o fator principal de um negócio, pois são elas as responsáveis por realizar os processos. É a partir deste ponto que surge a dúvida em como manter estas pessoas motivadas no ambiente de trabalho e cada vez mais entregando resultados?

Grandes empresas apostam na oferta de benefícios aos seus colaboradores para atrair e manter mão de obra qualificada na empresa. Porém, como sabemos cada pessoa é diferente uma da outra, ou seja, estes benefícios podem motivar como também podem não ter resultado nenhum de acordo com as necessidades de cada um.

Já para os pequenos e médios negócios (que não disponibilizam de enorme caixa, o que inviabiliza a disponibilidade de grandes benefícios aos seus colaboradores) sofrem ao perder excelentes profissionais não apenas por não poder ofertar este tipo de benefício, mas pelo motivo principal que é por não saber como motivar e manter este profissional.

Relacionamento interpessoal pode ser uma das razões principais para que qualquer empresa atinja seus resultados. Para o empreendedor ou gestor que se pergunta: como motivar minha equipe? Pode se dizer, para este, que está no caminho certo, que este é um primeiro passo para que ele motive sua equipe e alcance seus resultados almejados. Entendendo que a motivação da equipe é um dos fatores principais para atingir os objetivos de uma empresa, nós da ACSN Brasil, através deste post, traremos 7 atitudes que qualquer gestor pode tomar para que consiga motivar sua equipe e desta forma atingir seus resultados.

1 – Conheça sua equipe!

Pessoas são diferentes umas das outras, isto é claro, porém quanto maior for sua equipe, maior serão as diferenças. Desta forma, o ambiente torna-se totalmente conflitante, seja positiva ou negativamente. Procure conhecer cada integrante do seu time, seja através de reuniões formais, informais ou de um simples “cafezinho”. Busque ao invés de sempre falar da empresa ou das metas, procure (entre uma oportunidade e outra) conhecer melhor cada integrante da sua equipe. O que pode motivar esta pessoa? O que faz com que ela continue na empresa? O que ela pensa da empresa? Quais são seus planos? Estes planos têm relação com a empresa?

Este tipo de conversa pode auxiliar de duas formas, a primeira é criar um sentimento de proximidade entre colaborador e empresa, ou seja, a empresa se preocupa com o bem-estar deste indivíduo, e consequentemente gera uma sensação de segurança por parte do colaborador. A segunda vantagem, deste tipo de conversa, é que através destes diálogos é possível captar algumas informações que possam auxiliar a compreender melhor fatores que possam motivar este colaborador como, por exemplo: crescimento dentro da empresa, horários flexíveis ou uma maior participação nas decisões.

2 – Delegue funções, dê responsabilidades às pessoas!

Um dos fatores que mais desmotivam as pessoas, seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal de qualquer indivíduo, é a rotina. Processos repetitivos, contínuos e sem perspectivas dificilmente despertam a motivação, as pessoas em seu dia a dia querem novos desafios, querem sair da rotina. Neste caso, muitos gestores acabam sendo centralizadores, quando centralizam a maioria das atividades apenas neles mesmos ou em apenas poucas pessoas dentro da empresa. Isto faz com que os demais colaboradores do seu time se sintam menos importantes do que outras, ou que não possuem grande utilidade para as principais atividades do negócio. Desta forma, se torna muito importante que as atividades do negócio sejam distribuídas entre as pessoas que ali estão. Sendo assim, tornando as mais ativas dentro da empresa e fazendo com que se sintam como parte contribuinte para o desenvolvimento do negócio.

Businesswoman and Team Discussing Business

3 – Ouça e dê oportunidade de todos participarem!

Crie um ambiente e dê oportunidades para que sua equipe possa participar do planejamento e das estratégias do negócio. Mostre que a contribuição deles, através de ideias e sugestões, pode auxiliar a empresa na busca pelo resultado desejado. Esta ação fará com que seu time seja muito mais participativo e se interesse muito mais pelos objetivos principais da empresa. Nesta situação quem ganha também é a empresa, uma vez que mais pessoas que vivem o dia-a-dia do negócio e que entendem suas rotinas participarão da criação de ideias.

Gestor, neste ponto é muito importante se atentar que apenas uma única palavra ou ideia pode não ser o suficiente para o desenvolvimento da empresa, por isso observe, analise e ponha em prática as sugestões do seu time, eles podem possuir uma visão diferente e desejam muito contribuir cada vez mais para o desenvolvimento da empresa.

 4 – Não dê apenas feedbacks negativos!

Feedbacks são muito importantes para alinhar ou ajustar alguns pontos com sua equipe. Porém, geralmente são realizados para corrigir ou tratar de pontos negativos que ocorreram ou que ocorrem na execução de tarefas. Conversar e alinhar alguns pontos com os colaboradores é muito importante para se corrigir e reduzir erros no dia-a-dia, mas feedbacks podem também ser uma excelente ferramenta para que sua equipe continue rendendo cada vez mais. Procure valorizar também os pontos positivos do seu time, mostre para os colaboradores como cada um está contribuindo com a empresa e qual a importância que cada um possui para o crescimento do negócio. Toda empresa quer estar sempre se desenvolvendo, desta forma procure também dar feedbacks em torno dos pontos positivos.

5 – Crie um ambiente favorável para que o colaborador possa se desenvolver!

Se preocupe com o desenvolvimento profissional e pessoal de seus colaboradores, procure estar aberto a ouvir assuntos que envolvam suas relações pessoais, gerenciamento do tempo, gerenciamento do stress, relacionamento familiar e qualidade de vida. Estes são fatores que podem atrapalhar no desenvolvimento e na entrega de resultados por parte do seu time. Não invista dinheiro apenas em treinamentos para capacitar sua equipe, invista seu tempo em manter estas pessoas em sua empresa. O mais difícil não é atrair talentos e sim mantê-los.

6 – Forneça ferramentas que realmente auxiliem, ao invés de atrapalhar!

Muito se cobra de uma equipe que os resultados sejam atingidos, que as metas sejam alcançadas, mas este processo se torna mais difícil quando se cobrar muito e se oferece pouco. É muito importante avaliar se as ferramentas e recursos disponibilizados aos colaboradores, estão sendo e são as ferramentas adequadas para execução das atividades, caso o contrário sua equipe pode se sentir insegura e incapaz em realizar determinada função.

Um computador que trava ou um telefone que não realiza ligações, é o primeiro passo para gerar insegurança. Certifique-se que as ferramentas disponibilizadas estão sendo uteis para a produtividade de sua equipe, recursos que atrapalham o dia-a-dia de sua equipe também atrapalham o resultado final, além de gerar insatisfação na execução das tarefas.

7 – Comemore também os resultados alcançados!

Valorize o time em qualquer resultado alcançado, seja pequeno ou grande. Mostre que seus esforços são valorizados. Um simples elogio ou uma conversa durante “cafezinho” pode valer até mais do que dinheiro em alguns casos. Este tipo de ação mostrará para os integrantes da sua equipe o quanto são importantes para a empresa que suas conquistas são valorizadas. Desta forma, a empresa cresce e todos que participam deste projeto também.

Observe que não abordamos sobre recompensas ou benefícios em dinheiro em nenhum dos tópicos apresentados. E por que não abordamos? Não abordamos, pois, segundo pesquisas 89% das pessoas que se dizem desmotivadas e insatisfeitas alegam a falta de reconhecimento como o fator principal para desmotivação dentro do ambiente de trabalho. Isto se dá muito pela falta de diálogo e pela falta de visão, por parte de empresários e gestores, no colaborador e não apenas nos processos.

Procure conhecer mais sua equipe, saber como estão, o que desejam, o que pensam e o como se sentem. Estes diálogos podem trazer informações riquíssimas para sua empresa, é através destes tipos de informações que você poderá encontrar os motivos pelos quais sua empresa tem dificuldades em crescer. Ouça, analise, reconheça e de feedbacks a sua equipe, é na base do diálogo que você encontrará as respostas que você precisa.

1 comentário em “7 atitudes para motivar sua equipe e melhorar seus resultados!

  1. Pingback: 5 fatores negativos que atrapalham suas metas de vendas

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