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O caminho para o sucesso da sua loja através de 8 passos

Devido a crise financeira que enfrentamos em nosso país, quase 100 mil lojas encerraram suas atividades em 2015. Para as lojas que ainda estão no mercado, resta adotar novas estratégias de gestão empresarial para que continuem inovando e permaneçam competitivas no mercado. Nós da ACSN entendemos que esta caminhada se inicia através de 8 passos.

Mais de 1,8 milhões de empresas encerraram suas atividades no Brasil no ano de 2015, esse número engloba empresas de diversos setores e tamanhos. Dentro deste número, quase 100 mil lojas fecharam suas portas pelo país no ano anterior, empresas estas que viram suas vendas despencarem na pior crise do setor nos últimos 15 anos, segundo dados da Confederação do Comércio.

Esta alta taxa de “mortalidade” de empresas se deve principalmente ao período de recessão na economia pelo qual passamos atualmente em nosso país, onde os custos diretos aumentaram, o desemprego disparou e o poder de compra do brasileiro também reduziu drasticamente fazendo com que os consumidores diminuíssem cada vez mais suas compras.

Muitas destas 100 mil lojas que foram atingidas por esta crise estavam mais suscetíveis, aquelas que não possuíam uma estrutura administrativa, aquelas que não possuíam planejamento, seja financeiro ou estratégico e as que não tinham informações sobre o mercado em que atuavam foram atingidas em cheio.

Este momento econômico que estamos passando exige muito de todo e qualquer empresário. É preciso estar atento para manter o desenvolvimento contínuo de suas lojas, processos de inovação constantes e se manter sempre competitivo.

Muitos empresários, e principalmente os lojistas que atualmente enfrentam estas dificuldades, frequentemente se perguntam:

  • Como manter minha loja competitiva?
  • Como inovar dentro deste mercado tão competitivo?
  • Como desenvolver meu negócio?

 

Porém, para obter as respostas para estas perguntas é necessário que os empresários obtenham antes respostas para outras perguntas. Respostas para questões como:

  • Quanto já investi na minha loja?
  • Quanto já tive retorno destes meus investimentos?
  • Quem é o público alvo da minha loja?
  • Qual a maneira correta de divulgar os produtos da minha loja para este público? Quais são meus os custos fixos e variáveis?
  • Qual é o planejamento da minha loja?

 

Estas respostas são os primeiros passos para que sua empresa se torne mais competitiva, mais inovadora e continue sempre se desenvolvendo. Para trilhar este caminho de sucesso na administração de sua loja é importante que seja dado um passo de cada vez, e este caminho é composto por 8 passos:

 

Entenda seu negócio

Faça um levantamento e organize importantes informações que envolvam sua loja e a administração que ela precisa. Informações como:

  • perfil dos clientes que ela atende;
  • o diferencial dos concorrentes e como eles trabalham;
  • estratégias de divulgação que combinam com seu perfil de negócio;
  • layout, cargos e salário dos colaboradores;
  • investimento feito até agora;
  • capital de giro mensal necessário;
  • faturamento bruto mensal.

Outras informações muito importantes que podem auxiliar neste planejamento é a identificação dos pontos fortes e fracos da sua loja, as oportunidades que possam auxiliar no seu crescimento e as ameaças que podem prejudicá-lo. Com estas informações em mãos é possível traçar planos financeiros, de vendas e de crescimento a curto, médio e longo prazo.

 

Estabeleça processos

Organize o cotidiano da sua loja, crie e estabeleça rotinas de trabalho para cada atividade dentro da loja, desde o cadastro de produtos no sistema até horários para atender os fornecedores.

É importante envolver e distribuir estes processos para todos os profissionais da loja, seja o proprietário, os gerentes ou os demais colaboradores, isto fará com que sua loja fique mais organizada diminuindo assim possíveis falhas, permitindo otimizar seu tempo.

 

Controles financeiros sempre atualizados

Atualize diariamente todas as movimentações financeiras de sua loja, sejam as contas a pagar e a receber, seu fluxo de caixa, controle de inadimplentes e os faturamentos mensais.

Desta forma, será possível tomar decisões mais precisas e analisar de uma forma mais exata os resultados que sua loja vem alcançando.

Post: 7 controles financeiros que não podem faltar no seu negócio

 

Faça sua divulgação de forma estratégica

Antes mesmo de sair entregando vários folhetos, ou postando qualquer promoção na internet, busque entender o perfil do seu cliente (faixa etária, sexo, sua localização etc); os canais de comunicação mais efetivos (internet, impressos, rádio etc.), fatores que possam influenciar a ele comprar na sua loja (preço, qualidade do produto, a sua localização).

Utilize estas questões para divulgar sua loja, não invista em divulgação sem nenhuma estratégia, pois poderá desperdiçar dinheiro.

Como divulgar a sua loja

 

Avalie a satisfação do seu cliente

É muito importante saber a opinião de seus clientes sobre sua loja e seu atendimento, seja pelas redes sociais, durante o período de compras ou até mesmo em uma pesquisa de satisfação.

Porém, não receba estas opiniões apenas, faça a avaliação delas, já que estas opiniões poderão mostras pontos fracos a ser corrigidos na sua loja. Os quais você, lojista, não está enxergando.

Atenção às mudanças no mercado

Quem diria que um dia poderíamos comprar roupas pela internet, sem ao menos experimentá-las?

Pois é isto mesmo que já acontece. Formas de comprar e consumir produtos estão mudando constantemente, portanto é necessário que o lojista esteja atento sempre a estas mudanças.

Adaptando-se a estas mudanças sua loja sempre se manterá competitiva e até mesmo poderá estar um passo a frente dos concorrentes.

 

Treine e motive sua equipe sempre

Cada indivíduo tem algo particular que pode motivá-lo. Pode ser um cargo melhor, as responsabilidades que ele possui na loja, ser reconhecido ou ter um salário maior.

Por isso é muito importante sempre dialogar com a equipe, conhecer cada um e assim entender o que pode motivá-los, construindo assim um time afinado.

Treinamento é outra parte muito importante, porém não se deve treinar simplesmente para mostrar como desempenhar uma função, mas sim treinar constantemente mostrando todos os processos da loja, os ideais que a loja possui e assim fazer com que os colaboradores se sintam engajados e sejam muito mais eficientes e eficazes no dia-a-dia.

7-atitudes-para-motivar-sua-equipe

Tenha sempre as informações contábeis à mão

O Brasil hoje é considerado um dos países com as questões fiscais mais complexas, cada setor tem sua particularidade e sua exigência. Porém estas são informações que qualquer lojista necessita ter para poder administrar sua loja.

Portanto, conte com um profissional da contábil de confiança para auxiliar nestas questões, busque informações fiscais, sobre legislação, sobre tributos, sobre questões trabalhistas, pois estas informações são essenciais para a sobrevivência da sua loja.

Mas lembre-se, o contador não irá administrar seu comércio para você, mas irá auxiliar nas questões contábeis obrigatórias do seu negócio, portanto é muito importante ter este profissional como parceiro, pois ele será de grande importância para seu sucesso.

 

Estes podem ser os primeiros 8 passos para a excelência na administração da sua loja, se a caminhada será longa ou não é você quem determinará, porém, o importante é começar a caminhar.

Siga nosso blog, e receba dicas e informações que poderão auxiliar no desenvolvimento do seu negócio!

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